Sul do Brasil

Começamos nossa viagem de bicicleta aproximadamente 6 meses depois de adotar a alimentação vegetariana, e um mês após uma experiência no Crudivorismo vegano.

Por conta destas experiências, estávamos livres de cafeína e muito habituados a consumir mais de 10 bananas diariamente, além de muita salada e frutas frescas.

Para nós voltarmos a uma alimentação cozida foi um pouco decepcionante, sentimos nossa disposição matinal despencar, pois a rotina na estrada nos forçava a optar pela praticidade de uma panela de arroz ou macarrão para o jantar e sentíamos muita falta dos sucos verdes pela manhã.

Ainda assim, era possível comer frutas frescas ao longo do restante do dia, aliados a alguns outros ingredientes como melado de cana, cacau em pó e frutas desidratadas.

Graças a uma alimentação baseada em frutas, conseguimos manter um orçamento bem baixo nos primeiros dois meses que viajamos por Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Alguns produtos como bananas, abacates, laranjas eram fáceis de se encontrar no quintal das casas, e nunca nos negaram quando pedimos alguns frutos das árvores carregadas.

No caso das bananas, conseguimos muitas vezes não pagar ou pagar poucos centavos em grandes quantidades nos supermercados, pois são frutas que após estarem batidas ou maduras os clientes não tem interesse e acabam indo para o lixo.

Nosso café da manhã era basicamente granola com frutas e uma infusão de ervas, o almoço e lanches durante o dia variavam entre Mousse de Chocolate feito com bananas ou abacates, e nossa ceia sempre seria arroz com alguma hortaliça, polenta ou macarrão com molho de tomates caso não encontrássemos nenhum ingrediente fresco por onde passávamos e muita abóbora cabotiã.

Abaixo algumas receitas que foram nossas preferidas durante a pedalada por Santa Catarina e Rio Grande do Sul:

Sapecada de Pinhão

Mousse de Chocolate {Versão Banana}

Mousse de Chocolate {Versão Abacate} Em breve

Polenta {doce} a la Duan

Polenta do Homem Centenário

Sopa Delícia {Abóbora Cabotiã}

Arepas de Camping

Guacamole de beira de estrada