Dicas para Acampamento em Estruturas Abandonadas

Acampamento em estruturas abandonadas : Casa em ruínas em nossa terceira noite de subida para o altiplano, ainda do lado argentino da Cordilheira dos Andes

Casa abandonada, antigo Parador La Divina Luz. Não conseguimos dormir depois de ver um alçapão na cozinha, bem no estilo do filme “The Road”. Certo fizeram nossos amigos belgas que montaram a barraca lá fora. Nós ficamos com preguiça e dormimos dentro da casa. Mas e quem pregou o olho?!
É verdade que acampamos algumas vezes em locais abandonados. A primeira experiência foi um parque aquático numa das primeiras viagens curtas que fizemos em Santa Catarina. Foi um pouco sinistro na manhã seguinte, por sorte não tivemos tempo de andar pelo local na tarde anterior. Mas em regiões onde o vento é mais perigoso que qualquer coisa, estruturas abandonadas vão salvar sua noite.
Em regiões próximas de cidades e com ventos mais brandos, evitamos fazer acampamento em estruturas abandonadas, porque elas podem servir de esconderijo não só para ciclistas cansados.
- Locais com pixações podem ser indício de ponto de encontro de grupos de pessoas que você não está querendo ter como companheiros de descanso. A não ser que sejam escritos por outros ciclistas como nas fotos da casa La Divina Luz, já famosa entre os ciclistas que passam pela Patagônia Argentina.
- Casas abandonadas ou ruínas de construções só tivemos coragem na Patagônia e no Altiplano, pois são recorrentes abrigos para ciclistas diante dos ventos insanos e condições climáticas hostis, então já tínhamos informação destes locais mesmo antes de encontrá-los, os ciclistas que encontramos pelo caminho já traziam a dica.
- Parques aquáticos abandonados nos dão pesadelos, geralmente dormimos muito mal e ficamos pensando “Será que fechou porque morreu alguém aqui?”. É patético, sabemos, mas é nosso ponto fraco! Fora isso nada aconteceu e não pudemos evitar alguns deles, sua estrutura para camping prontinha e de graça são convidativos demais! Pena que as piscinas viraram casa de sapo. Ainda temos que trabalhar mais nossa parte psicológica e enfrentar este terror dos parques aquáticos!

Estrutura de camping no parque aquático termal temporariamente abandonado e em reformas, Montezuma, MG. Área de camping convidativa e banho de piscina junto com os “tio” fazendo barba só de cueca. Me senti no Ganges nesta tarde…
Nós também estávamos indo para o sul…
Gosta do nosso conteúdo? Receba as novidades em primeira mão!
Se acampar em lugares macabros como estes…ainda há outras opções, ufa!

Algum dia foi um posto de polícia, mas nem o mano bródi aí teria coragem de dormir neste lugar. Parece que virou um grande banheiro público da estrada. Os ratos eram os únicos moradores, mas num dia de ventos muitos fortes seria a única opção para dormir com algum silêncio.
Bom, ainda resta a alternativa de Acampar no Quintal de Alguém, contaremos no próximo post quais nossas táticas para ter grande porcentagem de pedidos aceitos nos quintais alheios.
Acampamento e hospedagem de baixo custo em viagens de bicicleta:
Dicas para Acampamento Selvagem
Dicas para Acampamento na Beira da Estrada