DIY {Case Estanque para Eletrônicos e Mapas}

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Detalhe da selagem do Porta Mapa Estanque feito em casa

Detalhe da selagem do Porta Mapa Estanque feito em casa

Com alguns pedaços de plástico na mão, uns retalhos de folha de seda e um ferro de passar você já pode fazer um estojo estanque para colocar eletrônicos como GPS, Celular, tablet e Ebook sem perder a sensibilidade da tela de toque. Ainda é muito útil como porta mapa, para que você possa consultar as direções mesmo debaixo de chuva. E o melhor, isso pode sair a custo zero!

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Com o mapa dentro do estojo estanque depois das selagem pronta.

Com o mapa dentro do estojo estanque depois das selagem pronta.

Nós reutilizamos uma embalagem de cobertor para fazer nosso Porta-Mapas e aproveitamos o zíper que já vinha na embalagem para fazer o fechamento. Não é o ideal porque pode entrar um pouco de água pelo zíper, mas como estamos fazendo reaproveitamento de materiais já vai servir para nós. Se você for começar um com materiais novos, pode utilizar um conjunto de fivelas tridente costurados na borda onde temos o zíper no nosso, tal como os sacos estanque convencionais. Para o case de celular utilizamos retalhos que sobraram da embalagem de cobertor, e para o fechamento vamos utilizar fivela tridente bem pequena de um saco estanque velho que já rasgou. Nosso custo com 1 Porta Mapa grande e 1 case para celular ambos estanque foi de Zero Reais!

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Assim ficou nosso estojo estanque para o celular já fechado. Guardamos junto um cartão e uns trocadinhos.

Assim ficou nosso saco estanque para o celular já fechado. Guardamos junto um cartão e uns trocadinhos.

Material

  • Pedaços de plástico transparente do tipo que o pessoal usa para cobrir toalha de mesa, ou de embalagens de cobertor, etc. Você pode encontrar este material em lojas, é vendido por metragem.
  • Retalhos de papel de seda, tiras de no mínimo 4 cm de largura, o comprimento vai depender do tamanho que você vai querer seu case. Eu usei vermelho, que era o que tinha, mas para não soltar cor melhor usar uma folha branca, aquelas que vem embalando sapatos também servem, bem como papel manteiga de uso culinário.
  • Fivela tridente pequena
  • Régua
  • Tesoura
  • Caneta
  • Ferro de Passar

Como Fazer:

1. Faça marcações nas bordas das tiras do papel de seda, uma linha a 1cm de distância da margem, e outra linha a 2 cm de distância da margem. Você vai precisar de duas tiras por vez, e com cuidado poderá reutilizá-las.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Marcação de 1cm e 2cm na borda do papel de seda para guiar onde será passado o ferro e feita a selagem.

Marcação de 1cm e 2cm na borda do papel de seda para guiar onde será passado o ferro e feita a selagem.

2. Corte dois retângulos do tamanho do dispositivo que você deseja guardar mais uma folga de 1,5 cm nas laterais e na base. Na margem superior, deixe pelo menos 3cm de sobra em um retângulo e 5cm de sobra em outro, pois é neste local que várias dobras sucessivas vão garantir que a água não entre. Se seu dispositivo for mais espesso que um celular (aprox. 1cm), deixe mais folga ao redor. Corte uma tira de plástico com a medida de 3x a largura para passar por dentro da fivela tridente, e comprimento 4 cm mais largo que a menor medida dos retângulos, esta tira será usada para fixar as fivelas na borda superior do estojo e será selada dobrada em 3 para ficar mais reforçada.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Retalhos de plástico que servirão para fazer o case estanque para celular, gps, tablet, etc.

Retalhos de plástico que servirão para fazer o case estanque para celular, gps, tablet, etc.

3. Coloque um retângulo sobre o outro. Não se preocupe em alinhar muito bem, pois após a selagem você poderá aparar as rebarbas.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Duas folhas de plástico já posicionadas uma sobre a outra.

Duas folhas de plástico já posicionadas uma sobre a outra.

4. Coloque uma folha de seda já com as linhas demarcadas por debaixo dos dois retângulos plásticos já alinhados. Os retângulos vão ficar encostando na primeira linha desenhada, a 1cm da borda do papel de seda. Esta será a primeira lateral do estojo que será selada.

Gosta do nosso conteúdo? Receba as novidades em primeira mão!

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Posicione uma folha de papel de seda já marcada por baixo das duas folhas de plástico, que deve ficar sobre a primeira linha de 1cm.

Posicione uma folha de papel de seda já marcada por baixo das duas folhas de plástico, que deve ficar sobre a primeira linha de 1cm.

5. Coloque a outra tira do papel de seda sobre os retângulos de plástico, alinhando a segunda tira de papel com a primeira, de modo que a marcação das linhas de 1 e 2cm estejam visíveis.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Sanduíche de papel de seda, dois pedaços de plástico e outra folha de papel de seda já marcados com as linhas de 1 e 2cm.

Sanduíche de papel de seda, dois pedaços de plástico e outra folha de papel de seda já marcados com as linhas de 1 e 2cm.

6. Agora ligue o ferro de passar e somente com a ponta dele encoste de maneira contínua e sem levantar por toda a extensão da lateral a ser selada, nunca ultrapassando a segunda linha demarcada. Não deixe o ferro na mesma posição por muito tempo para não derreter demais! Após passar, remova rapidamente o papel de seda de baixo e de cima, pois ao esfriar o plástico, o papel de seda pode ficar grudado em algumas partes. Se é a primeira vez que está fazendo este procedimento, faça um teste com retalhos que não vá utilizar antes de partir para o projeto de verdade. Assim você testa a temperatura ideal do ferro de passar de acordo com a espessura do plástico utilizado, bem como o tempo em que deverá remover o papel. Caso o papel fique grudado, não se preocupe, volte a passar o ferro de modo a aquecer um pouco o plástico, e remova rapidamente a parte do papel que ficou grudada. Mesmo que algum pedaço de papel não desgrude do plástico, isso não vai comprometer a impermeabilidade do case.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : O limite de onde a ponta do ferro de passar deve ir para realizar a selagem que unirá as duas faces do case.

O limite de onde a ponta do ferro de passar deve ir para realizar a selagem que unirá as duas faces do case.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Case estanque feito em casa em 10 minutos. Protege os eletrônicos de chuva, umidade e sem perder a sensibilidade do Touch Screen.

Case estanque feito em casa em 10 minutos. Protege os eletrônicos de chuva, umidade e sem perder a sensibilidade e visibilidade do Touch Screen.

7. Repita o procedimento de selagem conforme os passos 4 a 6 nas outras duas bordas do estojo que ainda restam. Não esqueça de deixar o topo aberto, sem selagem, pois será por ali que seu dispositivo entrará. Este topo terá mais margem do que as bordas seladas, pois vai ser enrolado e preso a fim de que a água não entre pela abertura. Agora você pode cortar as rebarbas tortuosas, mas deixe um mínimo de 7mm de plástico selado para garantir que a “costura” que fundiu as duas camadas de plástico não se romperá. Confira se todas as selagens estão fortes, caso fique algum ponto sem fusão, repita o procedimento naquela área.

Saco Estanque para Eletrônicos e Mapas e Celulares : Onde fixar as fivelas tridente

Onde fixar as fivelas tridente

8. Nas borda superior do retângulo maior, você fixará a tira para “costurar” por fusão os tridentes, ela vai ser dobrada no sentido do comprimento em 3 partes, e nas pontasvai passar por dentro da fivela, ainda deve sobrar pelo menos 1cm de folga que você vai dobrar para dentro de modo que o tridente não saia mais após o plástico ser derretido pelo ferro quente. Usando do mesmo artifício da selagem das bordas: ferro de passar e duas folhas de seda passe o ferro desde o final de um dos tridentes até o começo da outra peça da fivela, no outro lado. Neste passo é preciso cuidado e é um pouco mais complicado pois as fivelas tem relevo e também podem derreter caso encostem no ferro de passar. Veja as imagens a seguir para compreender melhor como ficará a fixação da fivela e seu fechamento:

 

Reutilizamos um estojo que veio como embalagem de um cobertor, para fazer nosso porta mapa estanque caseiro.

Reutilizamos um estojo que veio como embalagem de um cobertor, para fazer nosso porta mapa estanque caseiro.

 

Agora você já pode ir pedalar na chuva sem medo que seus eletrônicos estraguem. Chega de desculpinha e vamos pedalar!

 

Gostou deste conteúdo? Se inscreva e receba conteúdo exclusivo!

Camisetas Algodão Orgânico Pedrilhos - Conheça. Conheça também as Camisetas de Algodão Orgânico Lisas em nosso site Parceiro.

Você pode gostar...