Kit de Higiene Outdoor Ecológico

NãoKit de Higiene Outdoor na travessia da trans - Mantiqueira tem coisa mais desagradável no mundo outdoor do que chegar a uma trilha de difícil acesso e encontrar lixo deixado por humanos. Por essas e outras que pesquisando sobre condutas de mínimo impacto montamos um kit de higiene outdoor mais amigo da natureza, para levar na mochila ou na bike.

Nossa ideia é de chegar mais perto possível de não deixar rastros, e quando possível, trazer os lixos dos sujinhos que passaram por lá antes de nós.

Podem nos chamar de bizarros a vontade, já sabemos que somos e nos aceitamos assim. Em nosso kit de higiene não levamos papel higiênico, lenços umedecidos e produtos tóxicos e nocivos quando em contato com o solo e outros animais. Nem por isso deixamos a higiene de lado!

Nosso kit de higiene outdoor está super minimalista e não ultrapassa 300g (para duas pessoas). Descubra como ficamos limpinhos e bem cheirosos a cada final de dia de caminhada sem ter que poluir a natureza pra isso.


 Itens e usos do kit de higiene outdoor:

1. Necessaire:

Um saco do tipo Zip pequeno cumpre a função de manter todos os potes e pequenos itens organizado dentro da mochila em local de fácil acesso. Em bolso externo da mochila vão outros itens maiores.

2. Squeeze ou garrafa pet com bico dosador capacidade 500ml

Substituto do papel antihigienico: lavar com água as partes mantém tudo limpo e livre de assaduras e sem gerar lixo. Como diz um amigo nosso, a coisa mais absurda é plantar árvores e derrubá-las para “limpar” a bunda. Além disso papel higiênico não higieniza, apenas remove as partículas maiores, já as partículas menores sãos espalhadas na superfície da pele e podem trazer complicações após muitas horas de trilhas ou pedal sem um banho com água corrente. Não queira imaginar o que isso causa após alguns dias sem banho, situação corriqueira em cicloviagem ou travessias.

Só pra complementar o tratado anti-papel aqui, até alguns médicos desaconselham seu uso. Resumindo, limpamo-nos com água! Depois é só lavar bem as mãos e usar o próximo item da lista.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/02/papel-higienico-ou-agua-veja-o-que-e-melhor-para-higienizar-regiao-intima.html

Kit de Higiene Outdoor na travessia da trans - Mantiqueira : Trilha suja

Os nojentos lenços umedecidos são facilmente encontrados ao longo de toda a trilha da Serra Fina, na Mantiqueira. Shame on you, dirty trekkers!

Outro ponto negativo para o papel, mesmo sendo biodegradável (pode levar até 6 meses para se decompor) a maioria das marcas disponível no mercado tem composição com muitas químicas nocivas ao solo, como colas e fragrâncias que atraem animais. Prefira marcas naturais, sem perfumes e sem branqueadores e não exagere na quantidade.

Então, se for impossível carregar 200ml de água por dia para limpar-se e você não consegue parar de usar papel, ao menos leve ele de volta pra casa em uma sacola plástica, sobretudo em regiões áridas ou com pouco solo, como cumes de montanhas, por exemplo . Não vá queimar o papel usado, nunca! Levar embora vale para lenços umedecidos descartáveis também. Na dúvida sobre o que fazer com seus dejetos e resíduos decorrentes após o uso, consulte este material aqui(em inglês).

3. Álcool gel

Após utilizar a moita, convém lavar bem as mãos com sabão e esfregar álcool gel durante 20 a 30 segundos. Também é recomendado higienizar as mãos com álcool gel antes de manusear alimentos. Só isso já basta para prevenir diversas doenças, sem falar nos tão comuns piriris muitas vezes causados por falta de higiene das mãos.

4. Sabão de coco

Este é multi-funções, e também é parte do nosso Kit Primeiros socorros! Damos preferência ao vegano e biodegradável (UFE ou Milão são marcas que encontramos facilmente). É neutro, não contém componentes químicos nocivos à pele e ao solo, geralmente os óleos utilizados são de origem renovável, a maioria é feita com óleo de coco babaçu e as essências (cheiros) não são fortes e algumas marcas nem adicionam. Também é multi uso, seja como xampu sólido, sabonete e sabão mesmo.

Gosta do nosso conteúdo? Receba as novidades em primeira mão!

5. Pá de jardim retrátil

Kit de Higiene Outdoor olha o coco de puma aí gente

Ninguém ensinou pra onça parda como fazer buraco de gato! Mas vocês, serezumaninhos, não tem desculpas, pá de jardim na mochila de todo mundo!

Para enterrar seus dejetos entre 15 e 40 cm de profundidade e no mínimo 60 metros longe de cursos de água, longe de trilhas, locais de acampamento ou pontos de descanso. E não vai reclamar de cavar, se não vai carregar o cocô pra casa num “PoopTube”! (hehehe)

A pá retrátil da Sea to Summit possui um compartimento no cabo onde pode levar um tubo de álcool gel, muito prática!

6. Luva de pano

Pode ser feito por você mesmo. Tem formato parecido com luva de cozinheiro, sem divisão dos dedos, como um pequeno saco para o tamanho da sua mão aberta. Seria nosso substituto para o lenço umedecido. Funciona assim: umedece a luva com água e se quiser um pouco de sabão de coco, passa ou esfrega pelo corpo, enxágua o pano, torce e passa pelo corpo novamente. Pode fazer em casa reutilizando uma camiseta velha. Assim você deixa de largar na natureza uma infinidade de tecidos sintéticos não biodegradáveis, seja na trilha ou no aterro sanitário mais próximo de sua casa. Costure uma pequena alça para a luva secar na mochila e pegar sol, o que ajuda sua esterilização e elimina maus odores.

7. Toalha absorvente de camping

Para quando é possível tomar um banho de rio, cachoeira. Esqueça aquelas porcarias descartáveis, é só mais lixo pro mundo!

8. Bicarbonato de sódio

Multi uso, serve como desodorante, xampu, e até pra escovar os dentes. Como “talco” para o calçado é um desastre, até tira o mau odor, mas deixa o calçado com uma umidade gelatinosa nojenta. Como desodorante é ótimo, umedeça as axilas com água e polvilhe o bicarbonato, só. Para escovar os dentes, o ideal é usar só um pouco para não ficar muito abrasivo e salgado demais.

9. Mix de Argila branca e menta desidratada

Substituto do creme dental industrializado. Escovar os dentes sem lançar ao solo micro partículas plásticas e outros componentes químicos que não são naturais ao solo. Preferimos a argila ao bicarbonato, por ter um sabor neutro. A Menta ajuda a dar um sabor refrescante à escovação, pode ser usada junto com a argila ou separadamente, pode preparar um chá bem concentrado com ela para fazer um bochecho após escovação.

10. Manteiga de cacau ou óleo de coco

Para hidratar lábios e pele ressecada pelo frio. O óleo de coco também pode ser usado combinado ao bicarbonato para escovação de dentes.

11. Cortador de unha

Prevenindo lesões nos pés e minimizando sujeira acumulada nas unhas das mãos.

12. {Para Mulheres} Coletor Menstrual

Já comentei sobre o uso neste post aqui.


Aqui vai uma foto do nosso kit e como organizamos em pequenas embalagens. Escovas de dentes, pá e garrafa de água levamos em separado em outros compartimentos da mochila.


E então, estas dicas para montar um Kit de Higiene Outdoor Ecológico foram úteis pra você? Queremos saber sua opinião, deixe seu comentário! Se tiver alguma colaboração com este conteúdo será muito bem vindo, estamos sempre pesquisando e tentando aprimorar nosso kit e nossas práticas mais sustentáveis, nos ajude! Sugestões, críticas e elogios podem ser deixadas nos comentários ou em privado através de nosso  contato.

Além de um Kit de Higiene Ecológico, você pode minimizar seu impacto no mundo, e principalmente nas atividades ao ar livre em ambientes naturais, observando as dicas de melhores práticas LNT- Leave No Trace ou NDR- Não deixe Rastros.  Leia + sobre LNT/NDR aqui, mas também pesquise sobre o tema. Quanto mais pessoas praticando atividades na natureza, melhor para a conscientização da importância dela. Entretanto, o aumento do número de praticantes destas modalidades de esportes outdoor está trazendo mais lixo para os ambientes naturais. Colabore e aja com consciência!

Gostou deste conteúdo? Se inscreva e receba conteúdo exclusivo!

Camisetas Algodão Orgânico Pedrilhos - Conheça. Conheça também as Camisetas de Algodão Orgânico Lisas em nosso site Parceiro.

Ana Vivian

Aprendeu ler, pedalar e viajar na infância. Através das palavras, dos pés ou da bicicleta sonha conhecer o que ainda não viu. Saiba mais ->

  • Bruno Frizzarin

    Sustentabilidade aplicada, não apenas da boca pra fora. Parabéns casal!

    • Andre Costa

      Valeu Bruno!!! Que bom que curtiu, abraços!!!

  • Letícia

    Ótimo post! Mas é desaconselhavel o uso de bicarbonato ou de argila para escovar os dentes. As partículas são abrasivas e causam desgaste do esmalte dentário, causando hipersensibilidade com o tempo. No caso do bicarbonato, em especial, nunca adicioná-lo a outros produtos por poder causar reações. Neste caso, já que pretende utilizar o óleo de coco para escovar os dentes, é melhor usá-lo puro!