6 Dicas para aumentar a vida útil de sua bicicleta
Depois de rodar para o trabalho e para o lazer por vários anos, em seguida pela América do Sul por 2 anos, descobrimos algumas coisas que se pode fazer para aumentar a durabilidade da bicicleta, mesmo enfrentando terrenos difíceis e condições longe das ideais. Descubra nossas 6 dicas para aumentar a vida útil de sua bicicleta e não gastar à toa com peças precocemente desgastadas.

Não adianta empurrar. Siga as nossas dicas para aumentar a vida útil de sua bicicleta e ela não empacar!
1. Manter pneus calibrados próximo ao máximo do recomendado pelo fabricante
Manter o pneu mais calibrado, diminui a superfície de contato com o chão, assim ele vai desgastar menos do que se estivesse mais vazio.
2. Revezamento dos Pneus e corrente
Sobre o revezamento de correntes, temos um post que trata apenas deste assunto. Já o revezamento de pneus basta fazer a troca do pneu traseiro com o dianteiro, já que o pneu traseiro sempre apresentará desgaste mais cedo.
Vale lembrar que se houver um pneu em condições muito ruins (buracos ou remendos no próprio pneu) mais vale deixá-lo na roda traseira por motivo de segurança, já que o estouro repentino de um pneu será muito mais perigoso se acontecer no dianteiro.
3. Usar Paralamas
Eles evitam que a água suja da estrada seja jogada para a relação da bicicleta através dos pneus. Temos um post explicando como instalar paralamas de “baixo custo” e você mesmo.
4. Levar pouco peso
O excesso de peso em uma viagem aumenta o desgaste de toda a bicicleta.
Começando com o pneu que terá maior superfície de contato com o chão, seguido de corrente e relação da bike que necessitará trabalhar mais para mover todo esse peso para lá e para cá, e também freios e aros que necessitarão de maior atrito para frear a bike em longas descidas.
Isso sem contar ao desgaste/fadiga e consequente quebra que podem ocorrer em raios, bagageiros e, em casos extremos, até no quadro da bike.
5. Fazer manutenção regular preventiva nos cubos a cada 5.000km
Ou quando perceber que os cubos não estão girando liso, isso depende das condições climáticas (se houver muita chuva, faça manutenção mais frequente!)
6. Sempre antes de sair para o pedal, faça uma limpeza rápida na corrente
Este procedimento não deve tomar mais que 1 minuto. Veja como no vídeo abaixo:
Além destas 6 dicas, ainda alertamos para uma escolha consciente de equipamento, optando por peças que ofereçam maior durabilidade, o que significa muitas vezes fugir de peças fabricadas para performance em competições, pois são feitas para serem leves e pouco duráveis, além de terem o preço muito elevado.
Dica EXTRA: Para aumentar a vida útil do pedivela, é interessante (a cada uns 5 ou 10mil Km) tirar os 4 parafusos do mesmo e girar as coroas em 90°, isso tem uma boa explicação: Normalmente fazemos mais força em algumas posições específicas da pedalada, e isso influência o desgaste irregular das coroas (a não ser que você use clipe e faça uma pedalada totalmente perfeita 360°).
Opte pelo que é simples e de fácil manutenção e facilite sua vida!
Veja nosso artigo especial sobre escolha das peças de uma bike para longas viagens.
Quer mais dicas de cicloturismo? Acesse nossa aba de Dicas!