Bolsa de água de baixo custo
Sabemos da dificuldade de encontrar equipamentos bacanas no Brasil, como uma boa bolsa de água leve e barata para camping, trekking, cicloturismo ou longas travessias.
Resolvemos preparar duas bolsas para os sacos de vinho de supostamente 3,5L cada um. O que acabamos descobrindo é que eles podem carregar até 6L cada um quando bem cheios.
Usamos estas bolsas de água por mais de 1 ano (quase todos os dias) durante a nossa viagem de bike, jogamos eles de qualquer jeito pra lá e pra cá, inclusive um dia a bolsa cheia caiu da bike enquanto pedalávamos e ela aguentou a pancada com louvor! Utilizamos essa bolsa também em vários Trekkings onde era necessário carregar muita água na mochila.
Tivemos a oportunidade de viajar algumas semanas com outro casal de ciclistas que carregava uma bolsa de água comprada, capacidade de 10L. Ficamos tentados a trocar as nossas bolsas de água feitas em casa por uma destas, que são relativamente acessíveis no Chile, mesmo ainda não sendo um produto barato. Mas desistimos ao constatar que a tal bolsa comprada deixa um gosto terrível de plástico na água.
Mesmo assim, na bolsa de água gringa a torneira é muito mais prática que o da bolsa de vinho, e o revestimento é uma espécie de cordura resistente a abrasão, além de oferecerem uma série de acessórios, desde torneiras mais práticas ainda, a filtros de água que podem ser acoplados.
Não negamos a qualidade do produto, mas se seu objetivo é economizar no equipo de viagem, ou não cair na tentação consumista e fazer à mão os equipos que puder, então a bolsa de vinho é uma boa alternativa.
Esta bolsa de água caseira tem inúmeras vantagens:
- Ocupa nenhum espaço quando vazia;
- É muito leve (cerca de 50g), e fácil carregar alguns sacos extras na bagagem, caso algum venha a furar;
- Possibilita carregar muita água extra para grandes travessias em áreas desérticas;
- A capa preta facilita o aquecimento da água com luz solar possibilitando um banho morninho nos dias em que não pedalamos;
- Muito prático para lavagem de louça;
- Lhe dá a oportunidade de beber alguns litros de vinho, mas se você não bebe, pode conseguir esses sacos facilmente em restaurantes, e aí estará colaborando com o meio-ambiente através da reutilização de um item que iria virar lixo.
Se você está convencido a fazer um pra você, veja a sequência de fotos abaixo que demonstra como costurar a bolsa, e como adaptar o bico para facilitar a remoção do mesmo para recarregar de água. (Clique nas fotos para ver maior e ler as instruções)
Instruções para fazer sua Bolsa de Água:
Alguns leitores relataram a dificuldade de remover o bico da bolsa de água pela primeira vez. A ideia de usar uma chave de fenda é para que um espaço inicial seja criado e assim que possível a chave deve ser inserida entre o bico (preto) e o plástico que segura o bico no lugar (branco) , assim fazendo-se uma alavanca.
Outra técnica é segurar ao redor dessa parte branca que segura o bico no lugar, e bater a base do bico (essa que foi cortada na terceira foto que é a trava do bico) em uma superfície lisa, assim o bico deve sair da bolsa. Outra idéia ainda é usar um martelo como neste vídeo enviado pelo Ari Boehme.
- Depois de removida a torneira, ele terá estes 4 gomos
- Remova um gomo por vez, corte com estilete ou faca.
- Utilize fita veda rosca para dar mais firmeza no encaixe
- Assim é como a torneira vem presa à sacola
- Cortar o tecido 2 a 4 cm maior para todos os lados em relação ao tamanho da bolsa plástica. Aproveite o posicionamento da bolsa de vinho para marcar onde deverá ficar posicionado o orifício que dará espaço para a torneira.
- Costure o retângulo menor ao maior na posição onde deve ficar a torneirinha. Deve ser costurado em círculo ligeiramente maior que o tamanho da torneira. Depois de costurado fazer picotes na margem interna do tecido do círculo até chegar próximo da costura (não ultrapassar ou cortar a costura).
- Desvire o retângulo menor para o outro lado do retângulo maior.
- Assim o retângulo menor já está desvirado. Ele ficará na parte interna da bolsa.
- Apare as sobras do retângulo deixando ao menos 3cm de margem externa.
- Com Isqueiro ou vela, aproxime a chama das bordas para derreter suavemente as beiradas e evitar que o tecido desfie
- Veja como ficou a costura de reforço no avesso da bolsa.
- Depois de costurado o orifício da torneira, feche as laterais da bolsa com costura reforçada, de preferência costura francesa ou bordas chuleadas/overloque.
- Depois da primeira costura na borda (avesso com avesso, direito aparente), desvire a bolsa, ficará agora, direito com direito para a próxima costura.
- Agora faça a segunda costura, a 0,75cm da borda, ou no máximo 1cm.
- Assim ficará a bolsa costurada, vista do avesso.
- Depois de costurado o orifício para a torneira e fechadas as laterais, costure uma bainha nas extremidades superiores da bolsa, virando 2 vezes com a largura de 1cm cada uma no mínimo.
- Costure um par de alças, sugestão de tamanho dos retângulos de 10x30cm. Depois de costurados ficarão com 4cm de largura cada um.
- Posicionar o local onde será costurada a alça
- Costurar as alças com costura reforçada: retângulo com “X” central
Gostou? Comente aí!