Chocolate Vegano-peruano
Se você estiver pedalando no Perú, não perca a oportunidade de tentar esta receita para bombar suas pernas nas subidas loucas das montanhas desse país.
Ingredientes:
- 500 g de pasta pura de Cacau (encontra por $10 soles nos mercados populares de Cuzco e arredores, ou até por $15 soles em pequenos povoados)
- 1 ou 2* latas de leite de soja (este da foto Soy Vida custa em média $1,70 soles) *depende de quão consistente você quer seu chocolate.
- Açúcar à gosto (ao norte de Cuzco já começamos a encontrar açúcar mascavo de novo!)
- Essência de baunilha (opcional)
- Damascos picados (opcional)
Modo de Preparo:
- Pique a barra de pasta pura de cacau e derreta em banho maria;
- Acrescente o açúcar;
- Acrescente o leite de soja aos pouquinhos e vá revolvendo com uma colher para misturar, no começo o chocolate parece que “coalha”, mas é assim mesmo, se não estiver dissolvendo muito bem, tire de banho maria e coloque direto no fogo.
- Acrescente a essência de baunilha e os damascos.
- Espere esfriar e coloque num pote plástico bem vedado.
Ps: Vai ficar muito parecido com um ganache, e não como uma barra de chocolate, depois de esfriar, o chocolate endurece um pouco, mas continua macio e próprio para comer a colheradas!
Espere a primeira subida, que começa de 1.800 metros sobre o nível do mar e vai até 4 mil metros sobre o nível do mar, chegar pelo menos na metade para começar a devorar um pouco do seu chocolate. Salve um pouquinho para a sobremesa da janta! É sério, você pensa que a subida já tá no fim, mas aí percebe que ela tá só na metade e seu chocolate já acabou… Aí não venha colocar a culpa em mim. Eu bem que avisei!!! hehehehe