Escolhendo uma barraca para Cicloturismo
Para quem está procurando uma barraca para cicloturismo, aqui estão algumas dicas bem importantes a respeito do assunto.
Procure por uma barraca com sobre-teto, isso vai evitar a a condensação dentro da barraca e vai deixa-la mais arejada. Certifique-se de que o sobre-teto tenha pelo menos 2.000mm (coluna d’agua) de impermeabilização.
Uma varanda (avance) na barraca sempre ajuda, seja para colocar os alforges depois do pedal, seja para cozinhar quando está chovendo.
Dê preferência a barracas auto-portantes, pois alguns dias com certeza você vai ter um lugar coberto com piso duro para acampar, nestes casos a fixação de uma barraca não auto-portante será mais complicada.
Mesmo assim conseguimos sempre improvisar maneiras de sustentar nossa barraca para cicloturismo túnel não auto-portante com pedras, mesas, e até com as próprias bicicletas, mas isso representa um esforço a mais que você não teria com uma barraca Iglu, por exemplo.
Peso reduzido, escolha uma barraca com o menor peso possível. Barracas que não são auto-sustentáveis tem a vantagem de ser mais leves do que barracas auto-sustentáveis pela menor quantidade de varetas.
Montagem fácil. Em uma viagem longa montar e desmontar a barraca todos os dias te roubará um tempo precioso. A montagem fácil também é vantagem quando você necessita montar a barraca rapidamente por conta de um temporal, ou ainda quando necessita montar a barraca no escuro.

Acampando em baixo da ponte na Carreteira Austral – Chile
Tamanho da barraca adequado para o número de pessoas, lembrando que quanto mais dias você for acampar ou passar viajando o melhor é ter uma barraca um pouco maior.
Se você é do estilo de viagem super-leve, o melhor mesmo é ter uma barraca para cicloturismo pequena pois você não necessitará de tanto espaço interno para colocar seus equipamentos mais minimalistas.
Em lugares onde o clima é úmido e frio, e chove muito, você vai agradecer um espaço extra para guardar o equipamento molhado para secar, e também para proteger o que ainda não molhou!
Cor da barraca. Esse é um ponto muito importante, dê preferência a barraca que tenha coloração verde escura ou marrom, pois assim será mais fácil camuflar-se quando estiver em acampamento selvagem. Se você não possuir uma barraca escura, é de se considerar levar algum toldo ou plástico para se camuflar.

Acampamento durante a trilha do Alpamayo no Peru
Se for acampar em lugares frios, a melhor opção é a barraca de 4 estações, nessas barracas há a possibilidade de abrir ou fechar determinados lugares deixando a barraca em uma temperatura confortável em praticamente qualquer estação.
É interessante ter algum tipo de janela transparente na barraca ou alguma porta que possa ficar aberta para que seja possível fazer contato visual com a bike em qualquer momento.
Custo por noite, se lembre desta dica do Livro de Antonio Olinto (No guidão da Liberdade), que diz que quando você acampa não estará pagando por hospedagem, por isso uma barraca não é tão cara quanto parece, já que o valor da barraca será dividido pelo número de dias que você usará ela, ou seja, se você pagou R$300 em uma determinada barraca, e utilizou ela durante 100 dias, sua hospedagem em cada um daqueles dias custou apenas R$3,00.
Acampando no Salar do Uyuni em nossa viagem de 2 anos pela América do Sul
Certo, no caso de você acampar em um Salar, uma barraca verde não ajudará em nada no quesito Camuflagem! Mas quase ninguém vai passar por seu acampamento mesmo…
Conheça a linha de barracas vendidas na Loja Virtual Pedarilhos.