Guacamole {de beira de estrada}
Esta receita é facílima e ótima para dias de pedalada quando o clima é mais quente (até porque coincide com a época de abacates por aqui). Colabora com a hidratação e fornece muita energia para o pedal, é uma refeição leve, mas calórica, e você não fica com preguiça após o almoço, com aquela sensação de que toda sua energia está digerindo um almoção. A energia vai toda lá pras pernocas!
Ingredientes:
- Abacate maduro
- Limão
- Tomates
- Sal a gosto
{+}: Adicione os ingredientes que encontrar no alforge ou no mercadinho local. Pode adicionar cenoura crua picada em cubinhos ou ralada, salsinha, cebolina, alho poró, orégano, manjericão, experimente e varie os ingredientes. Na foto abaixo adicionamos lentilhas germinadas.
Modo de preparo:
Faça um corte longitudinal no abacate dividindo ao meio. Remova o caroço e amasse com um garfo dentro da própria casca. Coloque o abacate amassadinho dentro de um pote/prato/panela e esprema o suco de limão para o abacate não escurecer e dar um sabor, se for consumir logo o limão é dispensável. Pique o tomate em cubinhos e os outros ingredientes do seu gosto e misture. Adicione sal a gosto.
Sugestão de Acompanhamentos:
Pode consumir assim mesmo, mas fica ainda melhor se você tiver um pão essênio para fazer par. É, durante viagens de bicicleta fazer pão essênio não é a coisa mais fácil (ainda não testamos a receita fora de casa e sem liquidificador). Então você pode acompanhar sua guacamole de beira de estrada com bolachas água e sal, pão ou torradinhas.
Nham! Delicioso, saboroso, e muito rico. Repõe os sais minerais, é cheio de proteínas, além de… péra aí, vou parar por aqui, o abacate é muito legal! Se você quiser saber a montanha de benefícios do abacate, só pra começar sugiro ler este texto aqui e procurar mais no google.
Bom apetite!