Hospedagem Solidária
Além de todas estas opções de pernoite em viagem acampando, há algumas outras opções a serem citadas que diminuem seus gastos diários com hospedagem e engrandecem muito suas experiências vividas na estrada, pois proporcionam um contato com pessoas que de outro modo nós dificilmente conheceríamos! Nós chamamos estas opções de Hospedagem Solidária e ficamos sabendo delas pela internet e através do contato aleatório com ciclistas que encontramos nas curvas do caminho. Veja abaixo:
- Warmshowers: Rede social de hospedagem solidária ou encontro entre cicloviajantes do mundo inteiro.
- Couchsurfing: Rede social de hospedagem solidária ou encontro entre viajantes, sejam ciclistas ou mochileiros.
- Casa de outros ciclistas: Contato aleatório, pode se dar anteriormente por meio da internet ou por acaso na estrada.
- Amigos dos amigos através de rede social: O facebook foi definitivamente a ferramenta que mais nos conectou com os ciclistas principalmente brasileiros, que nos passaram seus contatos, de amigos e até de parentes ou conhecidos não muito próximos. Eita confiança boa!
- Casa de Ciclistas: estivemos em algumas casas de ciclista, são como instituições que albergam ciclistas no mundo inteiro, há algumas na América do Sul, e foi uma experiência maravilhosa em cada uma das que tivemos o prazer de descansar por uns dias. Em uma viagem mais longa, um descanso mais prolongado se faz necessário em alguns períodos, e estes locais são ideais caso você precise esperar por alguma peça da bike ou receber alguma correspondência. Algumas delas cobram uma taxa diária, já que o volume de ciclistas é grande e é preciso manter as contas da casa, mas nada comparado ao preço de um hostel por exemplo. Algumas delas não cobram, mas é gentil fazer alguma tarefa de melhoria no local, ou mesmo rateios entre os ciclistas presentes para a compra do gás da cozinha, por exemplo. Veja a lista das Casas que conhecemos e que existem aqui:
- Villa Manihuales, Patagônia, Chile – Responsável Jorge Alejandro
- Coyhaique, Patagônia, Chile – Responsável Boris Ojeda
- La Paz, Bolívia – Responsável Cristian Conitzer
- Puno, Puno, Peru – Desconheço
- Trujillo – Casa de Ciclistas La Amistad – Responsável Lucho Ramirez D’Angelo (Casa de Ciclistas mais antiga da América do Sul)
Ps: Se você é ciclista e já esteve em outras casas de ciclistas que não estão nesta lista, nos envie nos comentários para adicionarmos nesta lista e ajudar mais pessoas que estão planejando suas viagens de bicicleta por este mundão!
Este é o último post da série sobre Dicas de Hospedagem de Baixo Custo em suas viagens de bicicleta, mas também pode ser util para mochileiros e caminhantes. Para conferir os outros posts da série, clique nos links abaixo!
Dicas para Acampamento Selvagem
Dicas para Acampamento na Beira da Estrada
Dicas para Acampamento em Estruturas Abandonadas
Dicas para Acampamento em Propriedades Privadas