Qual fogareiro de camping usar?
Fogareiros são essenciais em viagens de bicicleta ou trekkings ou travessias a pé, para aquelas pessoas que pretendem preparar o próprio alimento e ser auto suficientes, não dependendo de restaurantes. Então qual fogareiro de camping usar?
Para te ajudar na hora de escolher esse equipamento importante, elaboramos esse guia completo dos fogareiros de camping, trekking e cicloviagem.

André cozido, de raiva! É só quando temos mais fome, que o bendito entope e resolve não funcionar. Tudo isso graças à gasolina que compramos no último povoadinho. Salar de Uyuni, Bolívia.
Qual fogareiro de camping usar ?
Fogueira – Fogareiro à lenha

Fazer fogueira para cozinhar é a opção mais simples e barata para se viajar. Vimos muitos viajantes utilizando apenas fogueira.
Para ajudar nesta tarefa existem fogareiros à lenha portáteis que aumentam a eficiência da queima, você pode adquirir um, ou mesmo construir o seu, alguns modelos de construção podem ser encontrados aqui no site do Zen Stoves.
Vantagens
- Não precisa carregar combustível e/ou fogareiro
- Custo zero
- Ajuda a espantar mosquitos ou animais maiores
- Ajuda a te aquecer em dias frios
- Se tiver disponibilidade infinita de lenha, te dá a possibilidade de cozinhar por muito tempo.
Desvantagens
- Toma tempo para coleta de gravetos e madeira
- Toma tempo até conseguir acender o fogo
- Deixa fuligem na panela
- Se não tiver vento, vai fazer você feder fumaça, assim como suas roupas
- Depende do local para onde você vai ser bosque/floresta para ter disponibilidade de madeira
- Se a lenha estiver molhada não conseguirá acender o fogo tão facilmente
- Em vários parques nacionais é proibido fazer fogueira
- Há grande risco de causar incêndios florestais
- Há grande risco de o vento levar fagulhas até sua barraca e danificá-la ou até mesmo destruí-la
- Se quiser não ser visto no local onde irá acampar, a fumaça de uma fogueira facilmente será avistada a distância, indicando o ponto exato onde você se encontra.
- É necessário escorar a panela de alguma maneira (buraco, pedras, suporte, etc)
Espiriteira – Fogareiro à Álcool
Fogareiro de construção simples, pode ser comprado pronto ou confeccionado por você mesmo a custo zero.
Funciona com álcool, seja de cozinha ou de posto de gasolina. Dezenas de modelos de construção podem ser encontrados no site: http://zenstoves.net/
Vantagens
- Nenhuma manutenção
- Combustível barato no Brasil
- Combustível fácil de encontrar no Brasil
- Silencioso
- Pode ser fabricado a custo zero
- Se perder o seu, pode fazer outro
- Você pode descartá-lo sem dor no bolso quando se encher dele – no caso de estar usando um modelo feito de latinhas
- Possibilidade de presentear seus amigos com um fogareiro construído por você e incentivá-los em suas primeiras viagens de bicicleta autônomas
- Você pode ter um fogão de quantas bocas quiser em seu acampamento.
Desvantagens
- Dependendo do modelo, deixa fuligem na panela
- Poder calorífico depende da temperatura ambiente
- Pode exalar mau cheiro quando queima
-
Em climas frios ou em altitude, não queima propriamente e demora muito ou nem chegará a ferver água ou cozinhar sua comidaEditado em 06/08/2018: Se for utilizado um apara-vento juntamente com a espiriteira, a eficiência da mesma aumenta em muito e funciona tranquilamente em altitudes até 5mil metros, não tão rápido como um a gás, mas funciona. - Difícil encontrar álcool veicular em países como Argentina, Chile, Bolívia e Perú, e o álcool de cozinha nestes países tende a ser caro e com mistura com água muito alta
- Perigoso cozinhar próximo de sua barraca, caso você por acidente derrame o combustível e ele se alastre
- Muito difícil e perigoso cozinhar dentro da barraca – mas possível dependendo da sua coragem 🙂
- Quando o álcool acaba, mas a comida ainda não está cozida, é preciso esperar o metal esfriar um pouco antes de recarregar e recomeçar a chama
- Após apagado, é preciso esperar esfriar o combustível que não foi usado, para então retornar para a garrafa de armazenagem. Enquanto isso, o álcool evapora um pouco gerando desperdício.
- Relação Peso X Poder calorífico é baixo.
- Não oferece possibilidade de regulagem da chama eficaz.
Fogareiro à Gás

Fogareiro e combustível são vendidos separadamente. O Fogareiro é acoplado ao topo da garrafa que contém uma mistura de gás butano e propano.
A garrafa de gás é vendida em lojas especializadas de pesca e camping, em alguns países ou cidades que abrigam roteiros de trekking, é possível encontrá-lo até em pequenos mercados.
As garrafas de gás não são retornáveis nem reutilizáveis. Acabou o gás? Você terá de carregar a lata até ter local apropriado para descarte. Não ouze deixá-la atirada na natureza, no meio da trilha ou no lugar onde acampou noite passada!
Vantagens
- Zero manutenção
- Fácil manuseio
- Silencioso
- Fácil encontrar em cidades turísticas voltadas ao trekking, escalada, etc.
- O queimador pode ser extremamente leve e compacto (menos de 100g)
- Funciona bem em altitude e climas frios
- Prático para acender, desligar e regular a chama
- Relativamente seguro para cozinhar próximo da barraca
- Não tão perigoso para cozinhar dentro da barraca* (só faça isso se a situação fora de sua barraca estiver mesmo caótica, tipo um furacão um um tufão, caso contrário, só cozinhe fora de sua barraca)
- Não exala odor
- Alto poder calorífico
- Boa relação Peso X Poder calorífico
- Mesmo uma garrafa pequena pode durar vários dias cozinhando.
- DICA: Se estiver em um camping/hostel em Punta Arenas, Puerto Natales (Chile), El Calafate ou El Chaltén, ou próximo de qualquer região de Trekking, é possível conseguir algumas garrafas com meia vida que o pessoal deixa após retornar dos trekkings, pois como a maioria volta de avião ao seu país, não podem levar consigo combustível. Então, há a possibilidade de descolar umas garrafas quase cheias de graça ou por preços mais baixos.
Desvantagens
- Descarte da garrafa, não retornável nem recarregável
- Pode ser um pouco instável equilibrar a panela, caso seu queimador e tripé são encaixados no topo da garrafa (há modelos com mangueirinha que afastam o queimador da garrafa)
- Garrafas são volumosas, ainda mais quando você tiver que carregar elas até ter a possibilidade de descartá-las em um local adequado
- Combustível pode sair caro em poucas regiões, e muito caro na maioria das regiões (se você costuma cozinhar bastante ou se viaja com mais de um companheiro então nem se fala)
- Em cidades menores ou menos turísticas muito difícil encontrar
- Cuidado extra com a oxidação do queimador quando ficar longos períodos sem uso
-
Por ser caro, você vai ficar mais tentado a ir comer naquele restaurante de beira de rua, e acabará com alguma bactéria f#d@ que te deixará sentado no trono alguns dias.
Já decidiu qual fogareiro de camping usar ?
Olha aqui mais um pra te ajudar confundir ainda mais:
Multi-combustível – Fogareiro à gasolina querosene diesel
São fogareiros cujo combustível é recarregável, o que significa que a garrafa é permanente, e que funcionam com diversos tipos de líquidos inflamáveis tais como: Gasolina, querosene, diesel, benzina branca/solvente. Normalmente funcionam à pressão, por meio de uma bomba acoplada na garrafa.
Podem ter regulador de chama ou não. Alguns modelos mais caros possuem adaptadores para acoplar garrafas de Gás. Alguns modelos são totalmente silenciosos e outros muito barulhentos. É altamente recomendado levar junto com o fogareiro multi-combustível um kit de reparo.
Vantagens
- Facilidade de encontrar combustível (até na pouco habitada região Sudoeste da Bolívia foi possível recarregar gasolina com um senhorzinho que guardava um pouco em casa).
- Custo baixo do combustível: com o equivalente a ~R$1 é possível cozinhar café da manhã, almoço e janta para duas pessoas por uma semana
- Durabilidade do equipamento
- Excelente relação custo X benefício para longas viagens, ou se você planeja usá-lo por muitos anos
- Boa relação peso X poder calorífico dos combustíveis possíveis de serem usados(esta vantagem aumenta ainda mais com a utilização de Querosene ou Diesel)
- Funciona bem em qualquer situação adversa, seja ela por altitude ou clima (frio, chuva, vento)
- Regulagem de Chama muito eficiente no modelo que usamos – Dragon Fly
- Silencioso em outros modelos – Whisperlite International e outros
- Por ser barato o combustível, você se sentirá muito mais animado a cozinhar sua própria comida, e não sentirá pesar no bolso cozinhar uma panelada de feijão por algumas horas, ou preparar pratos mais sofisticados, e até mesmo esquentar uma água para tomar banho, quando a situação estiver feia. Seu risco de contrair uma bactéria f#d@ dos restaurantes de rua praticamente cai para zero.

Desvantagens
- Preço alto. Deve ser considerado um investimento, pois o valor inicial do produto é alto. Só compensa se for para uso prolongado. Aí o valor baixo do combustível “paga” o investimento com a estrutura do fogareiro.
- Depende da qualidade do combustível para funcionar propriamente
- Difícil manutenção (algumas vezes ele pode entupir dependendo muito da qualidade do combustível)
- Exige montagem e desmontagem toda vez que for utilizá-lo
- Necessário “prime” toda vez que iniciar uso (prime é o aquecimento inicial do fogareiro, onde uma chama grande, fuliginosa e com odor queima durante cerca de 30 segundos a 1 minuto, antes que o fogareiro possa ser utilizado)
- Exige cuidado no armazenamento do fogareiro, bomba e garrafa na mochila/alforges.
- Ruidoso quando ligado, no modelo que usamos, o DragonFly (opção silenciosa não possui regulagem de chama – MSR Whisperlite International)
- Por você cozinhar muito mais sua comida, do que usando outros sistemas de fogão, ao final você terá dedicado muito mais horas lavando louça em sua viagem.
- O perigo que representa um vazamento é grande, pode ocorrer explosão, é preciso estar sempre atento.

Considerações Finais
Se você pretende viajar por mais de 6 meses(em caso de casal) ou mais de 1 ano (em caso de uma pessoa só) a aquisição de um fogareiro multi-combustível é muito válida.
A combinação {espiriteira+gás+fogueira} é uma alternativa excelente para equilibrar os seguintes pontos: custo, versatilidade e peso.
Custo e versatilidade: devido ao preço da garrafa de gás ser relativamente alto, você deixa para usá-lo quando for passar em regiões frias e de altitude, priorizando o uso do álcool em regiões mais baixas e mais quentes, e usando fogueira quando tiver disponibilidade de madeira, economizando assim com combustível.
Peso: Aliará dois fogareiros leves, para travessias de poucos dias poderá carregar pouco combustível, recarregando seus estoques a cada cidade que passar, ou ainda carregando nenhum combustível caso seja região de bosques.
Já para travessias de mais dias, a relação do peso do conjunto (espiriteira e gás) somado aos respectivos combustíveis começa a se aproximar da relação de peso do Fogareiro Multi-combustível.