Recomendação Bicicleta Cicloturismo
Quer sair por aí de bicicleta pra fazer uma longa viagem? A escolha das peças pode fazer TODA a diferença na durabilidade de sua bike, no seu bolso e até mesmo no seu humor. Então segue a nossa recomendação de bicicleta para cicloturismo:

Dica #1 – Algo muito importante para se lembrar no momento da escolha das peças é se perguntar: Essa peça dá muita manutenção? De quanto em quanto tempo preciso realizar manutenção nela?
Escolha sempre as peças que necessitam da menor manutenção possível! Depois de alguns meses na estrada, qualquer manutenção que tiver de fazer na bike vai se tornar um verdadeiro suplício(i.e sofrimento, tribulação, tortura, aflição, tormento, apertura, angústia, tormenta, punição, calvário, sacrifício, etc…).
Dica #2 – Outra coisa importante para se lembrar é que peças caras são feitas para serem leves e não duráveis. O que você deve buscar ao montar sua bike para longas viagens é a Durabilidade.
Dica #3 – Pense na disponibilidade de cada peça pelos lugares por onde você vai passar. Nada de peças extravagantes que são dificílimas de encontrar. O ideal é pensar em peças que são comuns e fáceis de encontrar.
Dica #4 – Durante a viagem sempre ficar de olho aberto e ouvido atento com a sua bike, ver se tudo está no lugar, se ela não está anormalmente barulhenta, ver se o pedivela, os pedais as rodas, guidão e mesa não “estão jogando”(ou enrroscando), ver se o bagageiro está firme no lugar, ver se a corrente não está abrindo, se a roda está inteira e sem trincos, etc… Se você detectar um problema quando ele ainda está começando a solução será muito mais simples!
Quadro
Cromoly ou Alumínio? Na sinceridade, tanto faz. Vá com o que você tem, se você gostar dele e se sentir confortável, Perfeito!
Já vi pessoas carregarem muito peso e pedalar milhares de kms durante vários anos com bicicletas de alumínio sem o menor problema.
Se tiver disponibilidade de tempo para buscar uma bike de cromoly a um bom preço, corra atrás já que esse tipo de bike te dá um excelente conforto e em caso de quebra pode ser soldado com relativa tranquilidade.
Garfo ou Amortecedor?
Aqui temos de lembrar da dica #1. Se você quiser utilizar um Amortecedor, ótimo. Mas um amortecedor para funcionar corretamente precisa de manutenção de tempos em tempos.
Já que você pretende ficar muito tempo na estrada, como vai fazer essa manutenção? Onde ficará hospedado durante a manutenção? Você carregará todas as ferramentas necessárias para a manutenção do seu amortecedor? E aquele óleo especial? Etc….
Se você utilizar um garfo ao invés do amortecedor, você nunca precisará dar manutenção em seu garfo. Por isso nossa recomendação é o garfo!
Movimento Central
Aqui eu realmente não recomendo aqueles movimentos centrais levezinhos(pressfit, hollowtech) com um furo gigante no meio, esses que são usados nos modelos mais caros de pedivela(Xt, Deore, etc…). Esse tipo de movimento central não aguenta o tranco de uma longa viagem! Você terá de dar manutenção neles a cada no máximo (isso se ele não estragar antes disso) 5mil km.
Nossa recomendação é um movimento central selado Shimano, octalink ou quadrado. Esse tipo de movimento central é muito, mas muito durável mesmo. Mas se por acaso você tiver um problema com esse tipo de movimento central será relativamente fácil e barato substituí-lo onde quer que você esteja.

Pedivela, K7 e Corrente
O segredo em escolher a relação correta para bike é começar pelo número de velocidades. O ideal é ter 24 marchas (8velocidades), já que para relações de 27 ou 30 marchas a corrente passa a ser mais fina e se quebra com bastante facilidade.
Em mais de 24 mil km pedalados não tivemos nenhum problema com as correntes 8 velocidades, em compensação boa parte dos viajantes de bike que conhecemos utilizando correntes de 9 velocidades tiveram problemas.
Utilizamos a relação de 24 marchas com pedivela Shimano Acera e k7 Shimano Acera. A corrente utilizada foi a KMC 8 velocidades com elo removível (magic link).

24 marchas é suficiente para uma longa viagem de bike?
Sim, é mais que o suficiente! Na realidade utilizamos apenas 21 marchas das 24 disponíveis, por motivo de segurança decidimos regular o câmbio traseiro para não engatar a marcha mais leve, já que vimos vários casos de destruição total da bike por conta do câmbio traseiro se enganchar no meio da roda durante descidas. Outro motivo para não utilizarmos a marcha mais leve, é que empurrando normalmente somos mais rápidos que pedalando, além de utilizar outros músculos do corpo.
Muito mais sobre o assunto de correntes e marchas no post “Revezamento de Correntes” aqui.
Roda
Quanto Você Pesa? Quantos KG de bagagem pretende carregar?
Se a soma do seu peso e o da sua bagagem passar de uns 100 kg você vai precisar de algo mais especializado para cicloturismo se não quiser ter problemas (ex: Existem modelos de roda, raios e cubos da marca DtSwiss que são feitas para aguentar mais peso).
Busque um aro de parede dupla simples, sem firula e monte a roda com alguém que entenda de montagem de roda. Utilizamos em nossa viagem os Aros Vzan Escape 260 de 36 furos.
Não recomendamos 32 furos, muito menos outros modelos mais caros de roda Vzan, já que os outros modelos são feitos visando a leveza, consequentemente são menos robustos.
Aros com mais de 20mil km rodados correm risco de abrir o bico a qualquer momento, dependendo das condições elas podem durar menos ou mais que isso.
Utilizamos os cubos Shimano Alívio, mas não existe grande diferença entre o Acera, Alívio e Deore. Já vimos Deore abrir o bico com menos de 3mil km. Para aumentar consideravelmente a durabilidade dos cubos, nosso conselho é a manutenção (abertura, limpeza e troca da graxa) a cada 5mil km, ou antes disso se pegar muita chuva e lama. Com os cubos não se esqueça da dica #4!
Sobre o tamanho da roda, siga a dica #3 para concluir que o melhor aro é o 26. Já que será mais fácil encontrar não só a roda mas também pneus, camaras e raios no tamanho 26.
Pneu
Como a sua idéia é pedalar milhares de Kms com a menor quantidade possível de manutenção, nós realmente recomendamos os pneus Schwalbe Marathon.
Essa marca e modelo possui várias linhas, o que acreditamos ser o melhor custo benefício é o Marathon Original que possui proteção anti-furos de 3mm de espessura, qualquer coisa além disso vai ajudar pouquíssima coisa mais.
Se você puder, procure o Marathon Plus Tour, ou o Mondial Dobrável Evolution Line. Com um par de pneus desses e um pouco de sorte, você pode rodar mais de 20mil km sem muitos furos.
Nossa medida preferida para os pneus é a de 26×1.75.

Trocador de Marcha e Câmbios

Recomendação Bicicleta Cicloturismo – Alerta de ponto polêmico, leia com cuidado!
Use trocadores de alavanquina não indexados! Esses são os melhores trocadores de marcha, mais simples e duráveis jamais inventados em todas as galáxias!
Como ele funciona? Você move uma alavanca até perceber que a marcha trocou. Se você estiver ouvindo algum som estranho ou sensação de marcha desregulada você segue movendo a alavanquinha até a marcha ficar 100%.
Com um pouco de prática você vai trocar de marcha tão rapidamente quanto um rapid-fire e nunca mais terá marchas desreguladas, você leu bem: NUNCA MAIS terá marchas desreguladas!
Com o sistema de alavanquinha você não tem necessidade nenhuma de cambios dianteiros e traseiros de boa qualidade, já que o controle da marcha fica totalmente na sua mão, ao contrário do rapid-fire que depende muito de uma regulagem fina correta feita nos câmbios. Qualquer câmbio Shimano SiS ou Altus será mais que o suficiente!
Outra vantagem deste sistema é que não importa quantas marchas você usa, se são 7, 8, 9, 10, 20, 72 o mesmo trocador servirá já que ele não é indexado.
A única manutenção que precisamos dar em nossas marchas é apertar um parafuso da alavanquinha a cada alguns meses, quando percebermos que a alavanquinha está um pouco frouxa.
Mais informações neste baita post: https://asbicicletas.wordpress.com/2010/10/01/trocadores-de-quadro-alavancas/
Pedal
Qualquer pedal rolamentado vai dar certo e ser bastante durável. O uso ou não de “clip” ou sapatilha é de escolha pessoal.
Porta Caramanhola

Os mais basicões podem ser usados sem problemas com garrafas de 1,5L. basta forçar um pouco o tamanho dele e prender a ponta da garrafa com um elástico que vai dar certo. Não prometo que vão aguentar pra sempre, mas é uma excelente opção para se carregar bastante água.
Selim

Você se considera uma pessoa cuidadosa com seus equipamentos? Se sim, nossa recomendação são os selins de couro da Brooks.
Mas por que tem que ter cuidado? Por que esse selim só vale a pena se você cuidar dele muito bem.
Você nunca poderá deixar que ele se molhe, ou seja, antes de qualquer chuva ou antes de finalizar o dia em sua barraca você deve cobrí-lo com alguma capa plástica impermeável.
É, mas isso vai um pouco contra a dica #1. Sim, vai contra, mas esse selim é tão confortável e durável que ele vale a pena.
Aqui vai a pergunta de novo: Você se considera uma pessoa cuidadosa com seus equipamentos?
Se a resposta for não, então nosso conselho é conferir os novos selins Brooks Cambium, que são iguaizinhos (conforto, durabilidade, etc) aos Brooks de couro, porém não precisam de manutenção nenhuma, são totalmente à prova d´água, e o melhor, são feitos de látex natural vulcanizado + algodão orgânico.
Após termos pedalado mais de 30mil km com esses selins, eles parecem como novos! O investimento é caro, mas se você for uma pessoa cuidadosa e pouco consumista o seu Brooks pode durar para o resto da vida.
Freio

Vbreak ou Cantilever, o que preferir. O importante aqui é a escolha das sapatas de freio, busque a sapata mais dúrável possível. Essa sapata mágica durável tem nome: Kool Stop.
Ela é cara? Pode parecer cara, mas não é se você considerar o quanto ela dura. Se for instalada corretamente, ela supera fácil 15mil km rodados. Uma das sapatas de freio da bike da Ana, rodou por mais de 24mil km SEM DESGASTE APARENTE, ainda está como nova e freiando super bem.
Guidão
Aqui estamos em um item muito pessoal, vá com o guidão que você acha mais confortável e se adapta melhor. Butterfly, drop, flat, tanto faz desde que você não tenha dores com eles.
Bagageiro
Bagageiro para viagem longa, o jeito é fazer ou modificar um simples feito de aço já que os de alumínio não costumam aguentar por muito tempo, nem mesmo os mais caros! Por isso fizemos este artigo, com idéias de como modificar um bagageiro simples de aço. Você encontra esses bagageiros também na nossa lojinha.
Mais informações e fotos das nossas bikes aqui: http://www.pedarilhos.com.br/blog/pedal-america-do-sul/as-bicicletas/
Dicas sobre manutenção da bike: http://www.pedarilhos.com.br/blog/6-dicas-para-aumentar-vida-util-de-sua-bicicleta/
Sobre correntes e quantidade de marchas e sobre revezamento de correntes: http://www.pedarilhos.com.br/blog/revezamento-de-correntes/
Conheça os alforges de cicloturismo usados e recomendados por nós:
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