Refogado de Cochayuyo {Chile}

Refogado de Legumes com Cochayuyo
Cochayuyo é uma alga marinha comestível que encontramos nos mercados públicos e supermercados no sul do Chile. É uma alga mas tem aparência de couro de porco, textura de couro de porco, e sabor de gelatina incolor.
Esta alga reidratada fica deliciosa refogada junto com outros legumes ou com um denso molho de tomates bem em frente à outros colegas de camping/hostel vegetarianos, que vão achar que você está ficando louco, pois eles não vão acreditar que aquilo não é couro de porco!
Ao menos ninguém vai roubar suas sobras de almoço na geladeira comunitária… Apesar da aparência um pouco asquerosa, a textura é muito interessante e o consumo desta alga traz diversos benefícios à saúde, pois é rica em fibras e minerais, mas pobre em gorduras, açúcares e proteínas. É bastante utilizada em dietas de emagrecimento por conta da grande quantidade de fibras e por dar saciedade.
Fonte: www.botanical-online.com/algas_tipos_cochayuyo.htmIngredientes:
- 1/3 de Cochayuyo do que vem no pacote normal (algo como 200g)
- Outros ingredientes de sua preferência, pode ser abobrinha italiana, tomate, cebola, alho, pimentão, cenoura, couve flor, brócolis…
- 1 col sopa de Amido de milho ou Chuño (se você estiver no Chile) pra engrossar o molho
- 1/2 Copo de água
- 1/2 Copo de Choyo

Cochayuyo com shoyu, arroz com cochayuyo, aspargo e salada de tomates.
Modo de Preparo:
Ferva as algas por aproximadamente 30 minutos, ou até que as algas estejam macias. Enquanto ferve a alga, corte os outros vegetais que for utilizar na preparação. Se algum deles precisar cozinhar, como couve-flor e cenoura, por exemplo, cozinhe com a própria alga.
Escorra a água do cochayuyo e corte em fatias conforme sua preferência. Refogue o alho, pimentão, cebola e adicione o cochayuyo já picado e os demais vegetais já cozidos. Em um copo coloque o amido de milho ou chuño, meio copo de água em temperatura ambiente e meio copo de shoyu, misture bem e adicione ao refogado.
Pode adicionar um pouco de polpa de tomate com água e o amido caso não tenha shoyu. Sirva com arroz ou macarrão.
Bom apetite!