Revezamento de Correntes
É conhecida a fragilidade da corrente de uma bike, ainda mais nas bikes com 27, 30 ou + marchas. Por isso, após sabermos que era possível fazer o revezamento de correntes da bike, percebemos que fazia todo o sentido para aumentar a durabilidade não só da corrente mas também de toda a relação da bicicleta.
Vimos correntes 27 (9v) se romperem com menos de 5mil km pedalados, por conta disso, após inúmeros problemas nesta bike toda a relação foi trocada.
Isso só ocorreu por que as pessoas que utilizavam esta bike não faziam o revezamento de correntes.
Como funciona esse revezamento?
É simples, quando trocar a relação de sua bike, compre 2 correntes ao invés de 1. Numere mentalmente cada corrente como corrente 1 e corrente 2.
Comece a pedalar com a corrente 1, quando o odômetro de sua bike estiver em 2.000km mais ou menos, troque pela corrente 2.
Aí pedale mais 2.000km e coloque a corrente 1 novamente, mais 2mil km e corrente 2 mais 2mil e corrente 1, e assim por diante….
Por que fazer o revezamento de correntes?
Primeiro motivo
Isso você já sabe, vai aumentar a vida útil de sua relação, por que você terá 2 correntes para desgastar, ao invés de 1.
Se sua bike tem um pedivela com 3 pratos na frente, e um k7 com inúmeros pratos atrás, por que ter apenas 1 corrente para desgastar tudo isso?
Segundo motivo
Vamos supor que uma de suas correntes se rompa após 15mil km pedalados.
Se você não faz o revezamento de correntes a única opção que vai ter é trocar toda a relação da sua bike!
Pois ao tentar colocar apenas uma corrente nova, ela não vai se adaptar a um pedivela e k7 velhos, causando “pulos” na corrente ao pedalar e/ou causando o problema conhecido como “chain suck”.
Outra suposição seria de você fazer o revezamento de correntes corretamente, e sua corrente se rompe nos 15mil km. Sem problemas!
Você coloca a corrente reserva que terá o mesmo desgaste da corrente quebrada, assim seu pedivela e k7 vão se casar perfeitamente com sua corrente reserva.
Terceiro motivo
Agora digamos que sua corrente se rompa algumas vezes, enquanto você está pedalando por um lugar remoto.
Novamente, se você não faz revezamento de correntes, você estará em apuros.
Se você faz o revezamento de correntes, poderá trocar a corrente danificada pela corrente reserva em instantes e seguir pedalando feliz da vida…
Pudemos testar e conhecer outras técnicas de revezamento de correntes. Conhecemos um casal de alemães que revezavam 3 correntes para cada bicicleta.
Já nós, após revezarmos correntes da maneira tradicional, passamos a revezar apenas 1 corrente extra para nossas 2 bikes para economizar peso, já que cada corrente pesa cerca de 300g.
Esse querido casal também nos ensinou uma técnica interessante, tirar os 4 parafusos do pedivela e girar as coroas em 90°, isso tem uma boa explicação:
Normalmente fazemos mais força em algumas posições específicas da pedalada, e isso influência o desgaste irregular das coroas (a não ser que você use clipe e faça uma pedalada totalmente perfeita 360°).
O revezamento de correntes é recomendado para todo tipo de uso da bicicleta, para viagens, pedais de final de semana, commuting, etc…
Fazendo isso você vai salvar um precioso dim dim trocando menos a relação de sua bike, como também ajudar o meio ambiente, não jogando fora peças boas prematuramente.
Assim conseguimos rodar mais de 24mil km com nossas bikes sem trocar a relação, e sem romper correntes…
Algo fundamental para fazer as trocas com mais praticidade é utilizar “elos mágicos” de corrente, conhecidos como powerLink.
Veja abaixo mais algumas fotos de nossas coroas, K7 e correntes, após os 24.000km rodados com elas, carregando peso, passando por estradas poeirentas, lama e muita chuva.
Nenhuma corrente rompida, nem uma vez as bicicletas foram para as mãos de algum mecânico que não o André.
Confessamos que não esperávamos que as peças da bicicleta fossem durar tanto!
Além do revezamento de correntes nós adotamos outros procedimentos a fim de aumentar a vida útil deste equipamento tão fundamental para uma feliz viagem.
Atualização engraçada e real sobre a relação das nossas bikes: Antes de uma viagem que fizemos de 2 meses pela Argentina (você pode ouvir o podcast sobre essa viagem aqui) nós resolvemos trocar a relação da bike pra ir com ela zerada na viagem.
O mecânico da bicicletaria perguntou se queríamos vender as nossas relações usadas pra ele, já que estavam “perfeitas”. Estória totalmente verídica! 🙂