{Review} Isolante Térmico Therm-a-Rest Z-Lite
Pra começo de conversa, vou deixar as coisas claras, não estamos ganhando nada para falar bem do Isolante Térmico Therm-a-Rest Z-Lite, apenas gostamos do resultado após anos de uso e gostaríamos de recomendá-lo aos leitores do blog como exemplo de um produto durável e que não se transformará em lixo em poucos meses de uso.

Isolante Térmico Therm-a-Rest Z-Lite: Espaço que eles ocupam dentro da barraca em um acampamento só com o “mosquiteiro” na beira de um igarapé em Rondônia.
É claro que há alguns pontos negativos em comparação a outros isolantes térmicos, mas na nossa opinião suas vantagens batem qualquer ponto negativo. Aliás, para nós, quando um produto é durável, e praticamente indestrutível, seus pontos negativos pesam muito pouco em nossa decisão de escolha. Afinal, o que é um pouco a mais de volume, ou algumas gramas a mais de peso a se carregar, quando a vantagem é não descartar um produto após uma viagem de 6 meses, um ano?! Não queremos equipamentos descartáveis, alguém vai precisar enterrar isso ou tentar desenvolver uma tecnologia para reciclá-lo quando você achar que ele não é mais útil, nos sentimos responsáveis pelo lixo que geramos.
Quando ganhamos estes isolantes de presente de casamento há mais de 4 anos atrás, de nossa amiga Sunny, pensamos que se tratava de um equipamento delicado e que seria preciso muito cuidado para não rasgá-lo em poucas noites de acampe. Mesmo assim seria um problema fácil de resolver com cinta americana (silver-tape?!). Mas aí se vão mais de dois anos de uso moderado, e outros 2 anos de uso INTENSO e e eles continuam tão bons quanto nos seus primeiros dias. (Foi o presente que mais usamos em toda a vida, hehe, valeu Sunny!) Mesmo assim algumas coisas gostaríamos de ressaltar quanto ao uso.
Temperaturas enfrentadas: Do clima amazônico e nordestino beirando 40°C a -17°C no altiplano Boliviano
Uso: mais de 500 noites (e ainda vai longe…)
Medidas: 183 X 51 X 2 cm
Peso: ~430g
Pontos Positivos X Pontos negativos

Os mesmos isolantes, comprados na mesma loja, com mesmo tempo de uso, diferença no peso e na espessura depois de 2 anos de uso.
Extremamente Durável
X Reduziu a espessura em alguns milímetros depois de uso cotidiano ao longo destes dois anos (Um dos nossos isolantes reduziu mais na espessura, e quando o pesamos, representou uma diferença de 100g a menos em relação ao outro mais espesso)
Fácil de lavar
X Seus orifícios acumulam sujeira rapidamente e em regiões de clima úmido, começam a aparecer pontos de mofo no material caso não sequem adequadamente.
Não enxarca
X Pouco compacto na hora de empacotar na bicicleta (volumoso) se comparado a um inflável
Não fura
X Não é tão confortável quanto um inflável da mesma marca ou o colchão da sua casa
Extremamente leve (aprox. 0,430Kg)
X É 3 estações, por isso em regiões mais frias adicionamos um pequeno isolante laminado usado em telhados para complementar o isolamento na região do tronco (enfrentamos temperaturas de -17°C sem problemas com essa combinação)

Depois de muito tempo em climas úmidos surgiram pontos de mofo por baixo da película do material, nem lavando com água e sabão e deixando ao sol foi suficiente para remover estas manchas.
Quando molha seca rapidamente ao sol ou com um pano
X Encarde e acumula sujeira que não sai depois de alguns anos de uso mesmo lavando com frequência (talvez resolveria, mas ainda não testamos deixar de molho em água com um pouco de cloro), mas isso não chega a nos incomodar.
Muito confortável sobre um gramado, terra ou areia
X Pouco confortável sobre concreto ou pedriscos, principalmente se você só consegue dormir de lado
Fácil de recolher toda manhã e fácil de armá-lo toda noite, ou seja, não requere ser inflado, desinflado, dobrado, ou enrolado. Apenas recolha-o como uma sanfona, rápido e simples.
X Preço mais alto se comparado a um isolante de EVA disponível no mercado nacional
Não faz ruído quando alguém se meche sobre ele durante a noite, noites silenciosas de sono
X Não encontramos disponível para compra no Brasil, mas quando passamos no sul do Chile ele era facilmente encontrado em pequenas lojas de Puerto Natales e Punta Arenas. É uma opção caso você tenha algum amigo voltando de um trekking por lá. Mas suspeitamos que fica mais barato importar dos EUA mesmo.

Isolante Térmico Therm-a-Rest Z-Lite: Detalhe das dobras, uma preocupação inicial com durabilidade, mas que se confirmou muito resistente.
Depois deste comparativo, vamos falar um pouco dos cuidados de manuseio que tivemos para aumentar a durabilidade do equipamento.
- Mesmo que não perca suas propriedades isolantes ao furar, evitamos jogá-los sobre qualquer superfície, como pedras muito pontiagudas e ásperas, pois um furo é local onde se acumula umidade e posteriormente mofo. Observamos mais proliferação de mofo onde o material teve mais desgaste abrasivo.
- Sempre usamos algum pano ou plástico por baixo quando bivacamos, assim não suja a parte inferior mantendo barraca limpa, e evitamos que o material se desgaste por atrito.
- Em noites em que ele acumula muita umidade na face inferior do isolante, deixamos secar ao sol por alguns minutos enquanto desarmamos o acampamento antes de guardá-los na bicicleta, com a finalidade de não facilitar para o mofo crescer no interior do material.
- Quando passamos por uma região muito úmida, o isolante acumula sujeira na face superior como restos de pele, farelo de comida e fibras de roupas felpudas, crescem alguns fungos nas pequenas depressões do material, pontos pretos começam a aparecer então quando começamos a observar manchas pretas procuramos limpar quando possível, isso também ajuda a manter o saco de dormir limpo. Pode ser uma lavagem no chuveiro com uma escova macia, ou com um pano úmido, se for mais maníaco por limpeza pode lavar com mangueira de jardim, sabão em pó e escova.
- Sempre carregamos ele dentro de um estojo de lona fina a fim de evitar sujeira da estrada, como respingos de lama em dias de chuva, excesso de poeira naqueles estradões de terra e também para proteger do sol. Levamos eles sobre o bagageiro traseiro da bicicleta.

Isolantes para separar nosso saco de dormir de um colchão velho e sujo de um abrigo oferecido pela Polícia Caminera na Argentina.
E só. Nenhum outro tipo de manutenção requerido! Não precisa ter remendos para furos, não descola uma camada de outra, não gera bolhas e você nunca acordará pela manhã dormindo sobre um chão duro porque o colchonete desinflou.
Antes, em nossas viagens mais curtas, usávamos destes isolantes de EVA cinza com uma película laminada, espessura de 1cm, mas quando molhavam ficavam encharcados e deslizavam sobre o chão da barraca. Além disso perderam a espessura rapidamente na região de ombros e quadris, deixando muito mais frio passar para o corpo durante a noite, sem falar no desconforto. O Z-lite, diminuiu sim um pouco da espessura, mas demorou muito a isso acontecer, e pelo fato de ser ondulado sua espessura de 2cm quando novo, ficou próximo a 1,5cm após estes dois anos, tempo suficiente para acostumar com 5 milímetros a menos de conforto. Ainda assim consideramos o Therm-a-rest Z-lite bastante confortável para nossos padrões.
Este tipo de isolante tem outra vantagem (que não testamos ainda), para levar em climas quentes ou em caminhadas longas com mochilas pesadas, onde qualquer grama a mais importa, você pode cortar seu isolante ao meio (ou comprar a versão small com 1,30 de comprimento) e levar só uma parte dele para colocar debaixo da região de ombros e quadril, usando a própria mochila como isolante para a região dos joelhos aos pés, e um anoraque dobrado como travesseiro.