{Review} Vestuário Hard Adventure em cicloviagem
Em Bariloche, Argentina encontramos por acaso dois brasileiros, que reconheceram nossas bicicletas e vieram bater um papo conosco. Um deles estava voltando para o Brasil dali alguns dias, e diante da calça apodrecida do André, já com alguns anos de uso intenso, ofereceu de presente a sua própria calça, e ali mesmo, nas calçadas do centro turístico da cidade, eles trocaram de calças.
Alguns meses depois, a marca nos ofereceu um par de calças e camisetas novinhas, são peças desenhadas para Trekkers e montanhistas, mas aceitamos testar como seria usá-las para viajar de bicicleta. Nós já usávamos peças similares, as camisetas eu mesma havia confeccionado com tecido com proteção UV, mas depois de quase um ano elas já estavam bem destruídas. As calças preferimos destas soltas, que tem um zíper destacável e podem ser usadas como bermudas, pessoalmente nós detestamos calças de lycra, coladas ao corpo, para viajar de bicicleta, preferimos algo mais discreto e com uma cara menos “esportiva”. Então foi excelente a Hard nos ter oferecido estas peças!
Nossa avaliação da calça e camiseta fornecidas pela Hard Adventure não poderia ser mais positiva.
Elas foram muito práticas para lavar e secar, leves e compactas para transportar, e muito confortáveis para usar enquanto pedalamos, principalmente nas condições de calor extremo, onde elas foram mais úteis para nós.
Recebemos as peças em Março de 2013 e as primeiras camisetas duraram até Março de 2014 e usamos TODO SANTO DIA (e algumas noites até pra dormir!) depois deste tempo precisaram ser substituídas (estavam se desintegrando). As calças ainda estamos usando, e parece que ainda vão durar alguns anos mais.
Camisetas

Camiseta Nanotec Manga Longa agora disponível na Loja Virtual Pedarilhos. Link aqui.
As camisetas Hard Coolmax® foram muito confortáveis para levar na viagem de bicicleta, principalmente para aqueles dias de sol forte e calor intenso, a tecnologia do tecido (poliéster) e da costrução do fio (coolmax®) transportam muito bem o suor para longe da pele. Para ter um comparativo, outra camiseta branca que usávamos para pedalar sem marca e malha comum de poliamida, em dias quentes era bastante agoniante, colava na pele com o suor e causava um sensação de sufocamento. Ficamos muito satisfeitos com a performance da camiseta de Coolmax® da Hard. Ela não “cola” na pele quando molhada com suor, tem textura confortável parecida com camisetas de algodão, e seca muito rapido quando molhada e você sente o vento passando e refrescando sua pele no calor.
Após um ano de uso muito intenso e até abusivo de nossa parte, a camiseta da Hard começou a apresentar fragilidade no tecido, e percebemos que a malha começou a espichar, como se a camiseta aumentasse do P para o M. Um ano e dois meses de uso e começaram a surgir áreas mais desgastadas nas regiões onde o suor é mais intenso e por conta do atrito com a mochila em uma caminhada de 10 dias. Nestas regiões o tecido começou a se desmanchar até que tivemos que aposentá-la, substituindo por outra idêntica que a marca gentilmente nos enviou. Durou muito mais tempo do que esperávamos, e mesmo quando já estava bastante desgastada e quase transparente não deixou passar radiação solar a ponto de causar queimaduras de sol na nossa pele.
É fácil de lavar e secar, e a cor favorece o conforto térmico diante do sol. Mas após a poeira paraense da Transamazônica nenhum sabão foi capaz de desencardir e já não eram mais brancas. Não fiz uso de alvejantes ou cloro para lavar, pois por ser tecido sintético estes materiais podem corroer um pouco das fibras.
Em relação à modelagem, não temos do que reclamar, as costuras das mangas e ombros tipo “raglã” torna o uso com mochilas muito mais confortável em nossos trekkings do que com outra camiseta cuja costura fica bem acima do ombro. Há modelagem diferenciada para mulheres e homens, o que agradou estéticamente a Ana, porque a camiseta feminina é mais acinturada e mais curta. Mas para pessoas acostumadas a camisetas de ciclismo (que não é nosso caso), os bolsos traseiros e um corte mais ajustado possam fazer falta.
Calças
As calças experimentamos dois modelos em viagem. Primeiro a Hard Pró Mountain, que tem reforços nos joelhos e nádegas e se revelou extremamente resistente. Depois recebemos a Hard Bio, muito confortáveis e leves. Ambos os modelos tem zíper destacável que transformam a calça numa bermuda. Além de confortáveis para pedalar, são casuais o suficiente para sair caminhar pela cidade com discrição sem precisar ter uma calça extra na bagagem. Como não pedalamos com bermuda acolchoadas de ciclismo, temos duas calças na bagagem, uma para sujar pedalando e outra sempre limpa para dormir e para usar nos dias de descanso.
A Pró Mountain foi a preferência do André. Ele é quem constantemente está sentado no chão ou ajoelhado em todo tipo de terreno nas horas de trocar pneu furado ou começar o fogo para cozinhar. A cor escura também ajuda a sujeira não aparecer e consequentemente lavamos menos, e lavar menos significa também desgastar menos o tecido e as costuras do material.
Já eu (Ana) preferi o conforto e leveza da Hard Bio para pedalar, ela é de tecido mais macio e seu desenho, sem tecido extra nas áreas de reforço proporcionam mais conforto e menos atrito com a pele durante o pedal. Preferi a Pro Mountain apena para pedalar em climas mais frios e para usar em tekking e para uso casual nos dias de descanso, assim não preciso carregar uma calça jeans para este uso, por exemplo.
As calças após um ano e meio de uso apresentaram desgaste em alguns pontos de costura na área que entra em atrito com o selim, mas facilmente arrumamos fazendo pontos de costura à mão. O tecido não apresentou desgaste por atrito. O desgaste observado no tecido foi na região frontal da perna entre joelho e coxa, onde pega mais sol durante o pedal, o tecido desbotou um pouco e começou a apresentar algum desgaste provavelmente causado pelo sol que “queima” as fibras do tecido sintético após exposição prolongada aos raios UV. Mesmo com este desgaste, terminamos a viagem e seguimos usando as calças Hard Pro Mountain, acho que vão durar mais alguns anos aqui na roça e em nossos pedais eventuais após esta longa viagem pela América do Sul.
Nós agradecemos a Hard Adventure por nos fornecer estas peças para a viagem, apoiando nosso projeto. Estas peças realmente fizeram diferença no nosso conforto e saúde durante os dois anos de viagem, principalmente quando pedalamos debaixo de sol muito quente, surpreenderam também pela durabilidade e por não deixarem passar raios solares, evitando que nos queimássemos nas áreas mais expostas durante o pedal, como costas e braços, coxas e joelhos.
Este post não é patrocinado, apenas um pequeno agradecimento à equipe da Hard pelo apoio e ao nosso amigo Davi Marski que sempre estará conosco por pensamento. Com este artigo também tentamos ser mais uma fonte de informação para aqueles que estão buscando equipamento confiável para suas futuras viagens de bicicleta.
Veja os produtos da Hard Adventure na Loja Virtual Pedarilhos.