Ingredientes
- Amendoim cru
- Cacau em pó
- Melado de cana
Modo de fazer
Utilizamos processador e também pode ser feito em liquidificador. Mas se você estiver numa barraca no meio do mato, terá tempo para amassar os amedoins com um martelo, ou com o cabo de uma faca grande sobre sua tábua de cortar legumes, ou simplesmente picar com a lâmina da faca mesmo. Fizemos também algumas vezes utilizando um pequeno pilão de madeira.
Triture os amendoins no processador, não precisa ficar muito fino, os granulados dão um charme. Depois misture algumas colheres de cacau e melado vá provando para sentir o gosto e a consistência. A textura dessa massa vai gradativamente saindo de um farelo para uma massa parecida com consistência de brigadeiro.
Se ficar muito mole, adicione mais amendoim ou mais cacau. Se ficar muito amargo, adicione mais amendoim ou mais melado. Se ficar muito seco adicione mais melado. Muito simples!
[newsletter_form form=”1″]
Está pronto! Enrole como brigadeiros ou guarde em um pote bem vedado e a cada subida em que estiver já sem esperanças, tasque uma colherada. Recomendo deixar o pote bem à mão na bolsa de guidão, já junto com a colherinha. Nhammmm! Mas vê lá, não exagere, pois este docinho é uma bomba de calorias, só vale pra quando a subida for bem grandona ou se você já tiver pedalado muitíssimo no dia.
Dica: também pode usar aquele extrato de Agave para substituir o melado, o agave é extraído da planta sem processo de cozimento, e tenho lido que é considerado mais saudável que o melado, mas ainda tenho minhas dúvidas quanto à essa classificação. Mesmo assim, numa cicloviagem fica um pouco mais difícil encontrar agave do que melado, este é bem comum no Brasil, principalmente no interior, onde qualquer birosca vende, até na beira da estrada!