Ficamos sabendo que a Guepardo lançaria uma nova barraca montada a partir de bastões de caminhada com um design muito interessante que já conhecíamos, em “linha A” assimétrica, a Trekking 2. Aliás este formato “A” foi um dos primeiros a serem utilizados e segue muito funcional até hoje, pela simplicidade de montagem e eficiência.
Está interessado nessa barraca? Ela está em promoção em nossa loja por um preço super especial. Confira aqui
Já havíamos acampado com uma barraca “linha A” (simétrica) antes, e logo entramos em contato com a marca para saber quando iriam lançar a Trekking 2.
Foi então que conseguimos a barraca do amostruário deles a tempo de participar do Encontro Nacional de Cicloturismo em junho, um tempo antes do lançamento oficial, para que pudéssemos testá-la e então divulgar nossa avaliação sobre a Trekking 2.
Acampamos por mais de 30 noites com esta barraca, algumas aqui no sítio, outras no morro mais alto do município, e depois fomos mais longe fazer um teste mais exigente, na Serra do Mar, Paraná.

Primeiros Testes na Barraca Trekking 2 Guepardo
Antes de sair para a trilha, acampamos por 10 dias no quintal do sítio, com um tempo muito (muito!) chuvoso. O espaço interno nos agradou muito, bem como o peso e o volume reduzido.
Mas nas primeiras chuvas fortes a selagem interna da costura não foi suficiente para barrar a tempestade em alguns pontos e a água começou a infiltrar após algumas horas de chuva constante. O tecido não apresentou encharcamento, completamente impermeável!
Chegamos a ficar em dúvida se seguiríamos usando a tenda com confiança em qualquer situação. Assim que o material secou, pegamos uma bisnaga de silicone em pasta que tínhamos em casa e espalhamos nas linhas de costura onde identificamos infiltração.
Na chuva seguinte nem uma gota de água passou. Em 5 minutos problema resolvido, então agora “vambora” testar a barraca pra valer nas montanhas!

Qualidade X Impostos
Sabemos da limitação dos materiais comercializados no Brasil, a grande carga tributária inviabiliza que as marcas outdoor confeccionem aqui mesmo, ou tragam produtos com maior qualidade para o mercado a preços competitivos (leia-se preços possíveis do consumidor ter acesso).
Já tivemos uma barraca importada e sabemos que uma qualidade maior é possível, a tecnologia pra isso já existe, um produto que não dará nenhuma dor de cabeça (só dor no bolso mesmo, ainda mais com o dólar subindo!).
Tirar 5 minutos para aplicar o silicone nas costuras é muito mais vantajoso que desembolsar mais que o triplo por uma barraca que nem sequer chega ao mercado nacional!

Partiu Trekking!
A Trekking 2 virou nosso xodó nas trilhas, ela cabe no fundo da mochila, é fácil e rápida de montar/desmontar, muito silenciosa e estável em condições de vento forte e com algumas adaptações ficou com ainda menos peso (reduzimos cerca de 10%). O que fizemos para reduzir o peso foi:
- Substituir os espeques de aço que vem de fábrica por espeques de alumínio ou titânio que já tínhamos;
- Substituir as cordinhas de fábrica por cordões ultra finos e leves;
- Nos quatro cantos de fixação, adaptamos o cordão para ser possível montar com apenas um espeque ao invés de dois.

Além disso, não é preciso carregar varetas exclusivamente para a barraca, ao invés das varetas a barraca é montada com 2 bastões de caminhada.
Como nos trekkings nós gostamos (e recomendamos) de levar bastões de caminhada para poupar o joelho e as pernas, eles ganham mais uma função ao serem utilizados para viabilizar este abrigo.
Também é possível utilizar árvores como ponto de amarração e até pedaços de bambu caso você não queira levar bastões para a trilha. Mas também é possível adquirir varetas auxiliares e montar a barraca Trekking 2 Guepardo com elas.
Os bastões ainda nos ajudam a improvisar um tripé para a câmera, e quando vamos sair acampar a pedal, eles são ótimos apoios para escorar a bicicleta carregada, por sinal, ainda melhores que pezinhos convencionais .

Prós
e Contras

O que nos atraiu nesta barraca foi o design em formato em “A” assimétrico, funciona muito bem com condição de vento, pois a traseira da barraca é mais baixa e a porta mais alta.
Possui muitos pontos de ancoragem e é fácil de montar/desmontar.
Conta com um “avancé” generoso, onde podemos cozinhar quando está chovendo e acomodar muito bem as mochilas e calçados.
Na área da porta podemos ficar sentados com a coluna ereta muito confortavelmente.
Nas laterais próximas da porta há espaço para acomodar algum equipamento além dos dois isolantes, como uma bolsa pequena, alimentos, câmera, lanterna, livro, etc. Já próximo aos pés o espaço afunila e comporta dois isolantes com pouco mais de 50cm de largura.

Um ponto que não nos agrada é a condensação em climas úmidos, por ser uma barraca “single-layer” (uma camada) isso é um fato normal em qualquer marca, basta dar uma passada de olho nos reviews das barracas single-layer mais conceituadas e vendidas mundo afora, nenhuma escapa da condensação.
O que nos motiva a continuar usando uma single-layer mesmo assim é o peso e volume reduzido.
Para minimizar o problema com a condensação, procuramos deixar o avance totalmente aberto quando possível. Outra maneira é utilizar uma pequena toalha para secar o interior da barraca – essa é uma pratica comum para barracas single-layer como essa, pelo que pesquisamos.

Telas brancas bloqueiam a visão exterior. Algo que avaliamos que poderia melhorar numa próxima versão da Trekking 2 seriam as telas na cor preta, que são muito mais confortáveis para os olhos e ideais pra continuar observando as estrelas livres de mosquitos!
Não é auto-portante. Dificulta um pouco a montagem quando não é possível enfiar o espeque no chão, mas não chega a ser impossível. Não é o ideal mas conseguimos armar ela sobre laje de pedra utilizando outros blocos de pedra e a própria vegetação ao redor como recurso.
Se você não usa bastões de caminhada ou cajado, precisará carregar varetas ou improvisar amarração em árvores ou pedaços de bambu.

Agora um ponto que nos agradou muito nela foi a estabilidade em condição de VENTO. Acampamos um punhado de noites no cume de algumas montanhas da Serra do Mar no Paraná, em condição de muito vento e com pouca barreira de vegetação como proteção.
A barraca se comportou muito bem, é estável e confiável, além de silenciosa. Nossa barraca anterior, utilizada na viagem de bike pela América do Sul era imensamente mais ruidosa em condição até de pouco vento, mesmo quando muito bem montada.
Na Trekking 2 mesmo quando mal montada por condições impostas pelo relevo e terreno, dormimos muito sossegados apesar da ventania que fez nas noites que acampamos no Caratuva, Pico Paraná, Itapiroca, Ciririca, Luar e Camapuã. Mesmo dentro da barraca pudemos ouvir o silêncio das noites estreladas das montanhas!

Conclusão
Nós ficamos muito contentes e satisfeitos com a performance da Trekking 2, e vamos continuar utilizando ela nas próximas viagens, seja de mochila, seja de bike. Para viagens mais longas (mais que 6 meses) ela pode ser um pouco limitada(para 2 pessoas), principalmente em relação ao espaço interno durante longas estadias.
Mas para viagens curtas é ideal, nós encararíamos viagens de alguns meses de duração muito tranquilamente com esta barraca. Na montanha ela se comportou melhor que esperávamos e a porta ampla proporciona uma vista do “quintal” ideal para observar as paisagens maravilhosas.

Agradecemos a equipe da Guepardo por oferecer esta excelente barraca no mercado nacional, e principalmente por ter nos disponibilizado um exemplar da Trekking 2 para uso e avaliação.
Se você gostou desta barraca e está interessado em adquirir a sua, considere comprar conosco através da Loja Virtual Pedarilhos, sane suas dúvidas através do e-mail: contato@pedarilhos.com.br ou deixe seu comentário abaixo.
O conteúdo deste Blog é mantido somente com parte da renda da nossa loja, não há anunciantes nem propagandas poluindo sua leitura. Te convidamos a conhecer e endossar nosso trabalho: só disponibilizamos conteúdo próprio e só revendemos produtos que nós mesmos testamos e utilizamos em nossas viagens!
Se você considera o conteúdo deste site útil, agradecemos por compartilhar o link de nossos posts em suas redes sociais!
Um abraço e ótimos acampamentos!
Está interessado nessa barraca? Ela está em promoção em nossa loja por um preço super especial. Confira aqui
Olá Ana!
Mais um ótimo post, obrigado!
Gostaria de contribuir mencionando a Azteq Minipack, a qual já me salvou desde a mata atlantica até a Dinamarca! Sempre seco, sem nenhuma gota (seja por condensação ou por vazamento mesmo). Pesando 1,75Kg, ela é uma ótima companheira para nøes, cicloturistas!
Eis o link: http://www.azteq.com.br/barracas/barraca-mini-pack/
Um abraço,
pEdRO!
Fala Pedro, tudo na paz?
Aham, certamente a Minipack é uma boa barraca também, mas fique atento que os novos lotes da Minipack estão um pouquinho mais pesados (infelizmente) agora com 2kg. Você pode conferir essa info na página do fornecedor: http://www.nautikalazer.com.br/produto/337/barraca-minipack
Abraços!
Fala brother, beleza? Ótimo review. Cara achei bem interessante essa barraca, principalmente pelo fato de pesar tão pouco, porém, me surgiram umas dúvidas. Pelo que me parece a barraca não acompanha os bastões de caminhada, eu conseguiria substituir os bastões por bambus com a mesma segurança? E em caso de eu utilizar os bastões como suporte da barraca, como eu faria para trilhar sem a barraca, teria que desarma-la ou trilhar sem os bastões?
Grande abraço!
Fala Marcus! Tudo na paz!
Respondendo suas perguntas:
Você pode substituir os bastões de caminhada pelo bambu sem problemas. Só terá de se atentar a 2 fatores: O tamanho do bambu deve ser correto para a barraca (cerca de 1,10m) e a parte de bambu que for encostar na barraca por dentro deve ser acolchoado de alguma maneira para não danificar o nylon, como por exemplo um pedaço de pano ou uma meia dobrada.
Se desejar usar bambus maiores, uma outra opção é colocar os bambus por fora da barraca e puxar uma cordinha até o bambu e depois até o chão. Nesta mesma idéia você pode armar a barraca com cordinhas utilizando árvores ou outros suportes naturais para esticar a barraca pra cima, entendeu? Então é possível armá-la sem bambus ou bastões, desde que hajam arvores ou outros objetos altos proximos a barraca.
Dá uma olhada nas nossas fotos da Chapada Diamantina. Acampamos com uma parecida com a Trekking2 lá usando essas idéias que eu te disse. É uma foto do lado da outra, uma usando um bastão de madeira para armá-la e outra com a barraca presa no rochedo logo acima dela: http://www.pedarilhos.com.br/blog/fotos/?album=ChapadaDiamantina
Exato, se ela estiver armada você teria que desarmá-la toda. Ou simplesmente retirar os bambus e deixar tudo dentro da barraca, neste caso a barraca vai ficar deitada no chão como um toldo.
Ou como você disse, trilhar sem os bastões.
Abraços!
Ah, tem uma foto acampando em uma construção também, com ela armada com cordinhas presas na construção… confere lá…
Ótimo review! Mas essa parada da condensação matou a barraca para mim…
Fala Haroldo, tudo certo?
Então, todas as barracas condensam, não importa o tecido a ventilação etc. O que mais influencia na condensação é a presença de umidade no local, a presença ou não de vento, e estar abrigado por algum teto (arvore, floresta, já que isso diminui consideravelmente a umidade fora e dentro da barraca).
Conforme dissemos no post, em ambiente de montanha não tivemos condensação, assim como não teríamos se estivéssemos com uma barraca de R$50,00 de supermercado ou uma barraca de mais de U$500.
Já pra ambientes com muita umidade, falta de vento e acampamento ao relento, a condensação é algo normal. O melhor jeito de evitar condensação é aumentar a ventilação na barraca abrindo a porta, etc…
Esse vídeo explica tudo isso com detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=X_7ONoMjDIc
Obrigado pelas informações! Acho que irei comprar a Nepal da Aztec, pois a diferença de preço não está tão grande! Abs.
Fala Haroldo,
vejo que essa barraca é especializada pra trekking e acampamentos, já que você vai ganhar o peso dos bastões de caminhada (cerca de 0.6kg). E utilizando em ambiente de montanha, os bastões fazem muita diferença na musculatura da perna e no joelho.
A Trekking 2 da Guepardo é certamente a nossa escolha pessoal para trekkings e até para viagens curtas de bike.
Abraço
Abraços 🙂
Desisti da Nepal! Vi agora que ela tem duas portas, mas não tem o black-out e sim, só a tela. Deve entrar um vento frio a noite… mesmo tendo a porta da sobre-capa!
Fala Haroldo, na paz?
Então, tem razão, a Nepal é um pouco contraditória em misturar abas pra neve e quarto interno quase 100% telado. Contradições a parte, uma opção é você comprar um nylon e costurar por cima da tela se for visitar algum local extremamente frio.
Penso em fazer isso com a nossa Trekking 2 se voltarmos aos Andes com ela, é uma opção.
Outra opção é a Minipack, que tem bem menos área telada que a Nepal, mas daí ela acaba sendo muito quente para o clima brasileiro, rs….
Boa sorte na escolha! =)
Obrigado e grande abraço 🙂
Que isso, disponha.
O nylon que comentei pra costurar, é um nylon não impermeável super leve, que serve pra barrar o vento apenas. Ele costuma pesar menos de 80g o metro quadrado, então isso não adiciona peso nenhum na barraca, é é uma modificação razoavelmente fácil de fazer com alguem que saiba costurar =)
Abraço
Se bem que pensei em uma coisa agora: se eu deixar a aba pra neve aberta até o chão, pelo menos nas duas portas (levantaria as outras por causa da condensação -, evitaria que o vento entrasse!
Olá, ótimo review. Mostrou bem os dois lados do produto.
A mochila (verde e preta) que aparece em uma das fotos é uma Alto Estilo? Seria uma Verglass 55 L? Teria como falar dela (da resistência e do conforto)?
Obrigado e boas aventuras.
Fala Supernaut,
tudo na paz? Valeu o comentário.
Então, eu uso uma Itupava 70L e a Ana uma Verglass 55L.
Cara, resistência ela é um trator, nunca tivemos problemas. É de fato uma mochila muito robusta feita com excelentes materiais. Falo isso pra todos os produtos da Alto Estilo….
Com a mochila não temos muitos cuidados… e depois de vários rolés, elas seguem inteiras… (Inclusive a Verglass saculejou por mais de 10mil km no bagageiro da bike durante nossa viagem). É mochila pra vida toda…
Conforto eu vou falar de Conforto X Peso, Já que são mochilas bem leves(Cerca de 1.6kg), ela não pode ser tão confortável como uma mochila de 2.8kg com alças e barrigueira bem largas e acolchoadas, mas é confortável o suficiente para nós.
Eu diria que com cargas superiores a 15kg ela começa a ficar desconfortável (pra nós). Abaixo disso não percebo desconforto algum.
Eu acho muito boa mochila no geral (principalmente a Itupava), leve, barata, super resistente, e algo importante que é fabricada no Brasil por quem entende do assunto.
Abraço!!
Boa noite pessoal, primeiramente parabens pela postagem, exclareceu algumas duvidas, ja que a guepardo nao se preocupou muito em faver um teste em video para nós. ..
tenho pesquisado bastante e nao vi fotos da trekking 2 com o blackout da porta aberto e a tela na porta da barraca, tem o sistema de tela + blackout??? A parte de tras é bastante telada tambem ou é impressão??? Isso nao seria um problema em caso de vento gelado entrando na barraca?
Gostaria de pedir mais um favor, qual seria esse silicone em pasta que usou? Passa todas as vezes que montar??? Sabe se a guepardo ja solucionou esse problema?
Por favor, se puder, me responda pelo e-mail: jmmaschiao@hotmail.com
Posso nao receber o aviso de reposta pois esta dando uns paus aqui…
Fala João, obrigado pela mensagem. Acredito que os vídeos da Trekking 2 não tem esse foco. Gosto muito dos vídeos deles, acho que é disparado a empresa que tem mais vídeos de seus produtos comparado com as outras empresas brasileiras, mas vamos lá:
1- Não, tem apenas a tela. Por ser uma barraca feita para eliminar peso não possui porta dupla (ou blackout + tela como comentou). Eu não acho isso um problema, já que você pode fechar completamente o “Avancê” e deixar a barraca bem quentinha.
2- A parte de trás é bem telada sim, mas novamente vou defender o design da barraca já que por ser uma barraca de apenas uma camada (single-layer) ela necessita do máximo possível de área telada para evitar a condensação. Quando acampamos no Pico Paraná e Ciririca sempre dormíamos com a porta do avancê completamente aberta para deixar o clima mais ameno e diminuir a condensação, foi perfeito, dava para ver as estrelas e tudo mais.
3- Vento gelado, se por acaso entrar, ele vai entrar um pouco acima da linha do saco de dormir, então não irá influenciar muito na temperatura do corpo. É possível deixar as abas da barraca um pouco mais próximas do chão, daí a barraca vai ficar mais quente, basta deixar o bastão de caminhada mais baixo e o tecido da lateral mais próximo ao chão.
4- Sobre o silicone, é um silicone normal de vedação de construção civil. Não, nós passamos apenas uma vez e ele dura por muito tempo. Acho que esse problema varia muito de barraca para barraca, depende do acabamento no momento de realizar a solda das costuras, mas pra garantir vale a pena usar o silicone. Como é um problema variável, não acho que esteja solucionado.
Vou enviar copia da resposta para o seu email, claro.
Abraçosss
Opa André,
Muito obrigado pelas informações, realmente nao temos muitas opções acessiveis de barracas leves e duraveis no Brasil… estou em duvidas sobre a everest e a treking 2… segurando na mão as duas junta, não vi diferença em relação ao peso, mesmo uma tendo 1.800 e a outra 2.300 pelo fabricante…
Acredito que não seja mesmo um problemas os itens das minhas duvidas, perguntei por desencargo de consciência.
Acredito que o que mais possa me incomodar é o fato da condensação, ja que quando chove, temos que fechar o avanço e a condensação ficaria maior por conta da umidade…
O que me atrai é o grande espaço do avanço da trekking 2 comparando com as outras barracas pequenas e “tecnicas”…
Realmente estou bem na duvida…
Tive a impressão que a everest é menor em volume quando fechada na sacola tambem…
Realmente me passa pela cabeça, comorar uns tecidos e mandar fazer uma barraca que atenda às nossas necessidades… o problema é que por aqui não tem tecido bom e resistente o suficiente pra isso pelo que tenho pesquisado…
Falta muitoooo para o Brasil chegar aos pés dealguns outros países por ai em queestao de equipamentos e acesso a eles…
De qualquer forma, obrigado mais uma vez e te aviso sobre a minha decisão e oque achei dela rssss…
Abraços
É, o excesso de impostos sobre a importação e a cotação desfavorável do real deixa nossos produtos um pouco piores, é fato.
Aham, a trekking 2 é muito grande para 1 pessoa. Até para 2 pessoas com mochila nós nos sentimos muito confortáveis.
Não se esqueça que a trekking 2 também precisa dos bastões para ser montada, isso deve ser contabilizado no peso/volume final.
Qualquer coisa me manda um email. Abraço!
Oi André,
Muito legal o review. Faz algum tempo que tenho procurado equipamentos “ultra light” no Brasil e são praticamente impossíveis de encontrar. Essa Guepardo Trecking 2 parece bem inspirada na Big Agnes Scout Plus 2https://www.bigagnes.com/Products/Detail/Tent/scoutplusul22016 só que mais pesada.
Mesmo assim acho que com um peso de 1.600 Kg (trocando as cordas e espeques) é uma ótima opção “super leve”!
Uma dúvida, vi pelas fotos que vcs trocaram as cordinhas. Qual usou? Tipo aquelas “zing it” de Kevlar? Paracord? Cabo Náutico? Cordinha de varal? =)
Vocês também “mataram” os espeques dos cantos, né? Aí usam um espeque só para prender o “chão” e o canto da lona, certo? Como fizeram isso? São “cordinhas” separadas ou uma única e o espeque tensiona ambas?
Abs
Nicholas
Fala Nicholas, valeu pelo comentário!
Essas cordinhas da foto são umas que compramos no aliexpress mesmo. Mas tem uma opção muito legal aqui no BR da Lince Imports que tem uma de kevlar vermelha de 1.2mm (ou 1.4mm, não me lembro bem), ainda mais legal que essa das fotos.
Aham, apenas 1 espeque. Usamos a mesma cordinha interligando os 2 pontos que pode ser reguladas por ambos os lados usando um nó de regulagem bem simples.
Exato, é uma boa opção mesmo, ainda mais se o uso da barraca for intenso já que o tecido da guepardo parece ser muiito mais forte e resistente do que o tecido da BigAgnes que é super fino e delicado.
Se tiver interesse estamos com uma promoção dessa barraca na nossa loja virtual, é só mandar uma mensagem.
Abraços!
André Costa
Oi Andre, tenho interesse por ela sim. Se puder comprar com vocês, melhor ainda!
A cordinha que vc mencionou é essa? http://www.linceimports.com.br/loja/e-d-c/paracord-feito-nos-usa-275-lb-4-filamentos-escolha-sua-cor/
A que eu falei, de kevlar, é essa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686364649-linha-kevlar-assist-hook-support-hook-750lbs-15-mts-200-mm-_JM
Abs
Nicholas
Fala Nicholas,
legal.
As cordinha que comentei que são bem boas são essas aqui: http://www.linceimports.com.br/?s=micro+cord&post_type=product
Elas são resistentes mesmo. Eu comprei uma que é igual a azul do link, porém vermelha. Por ser de kevlar ela não é inflamável, então você tem que dar um acabamento com nós nas pontas para ela não ir desfiando. Talvez o modelo que brilha no escuro não seja assim, deve ser fio de kevlar misturado com outro fio.
Então, se tiver interesse no produto dá uma olhada na nossa loja, pelo que pesquisei estamos com o melhor preço da internet no momento: http://www.pedarilhos.com.br/loja/barraca-trekking-2-guepardo.html
Qualquer dúvida, você pode enviar um contato pelo site também.
Abraços,
Oi Andre, estão com preço da Trecking 2 campeão mesmo!
Aproveitando o papo, vc conseguiria me recomendar alguma mochila “super leve” porém com bom conforto. Vi que vcs gostaram bastante das “Alto Estilo” nos acampamentos que fizeram.
Valeu Nicholas.
Então, depende bastante do que busca e quanto quer gastar.
Vou citar 4 que conheço e as características.
A primeira seria uma Conquista Rock n Roll 50L da Conquista. Uma mochila bem barata, super leve e com conforto médio. Tem pouco estofamento e não tem placa de metal nas costas, então dependendo do peso que for levar e dos seus equipamentos essa é uma excelente opção : http://www.pedarilhos.com.br/loja/mochila-rockn-roll-50l-conquista.html
Outras seriam: http://altoestilo.com/loja/index.php/mochilas/itupava-70l.html e http://altoestilo.com/loja/index.php/mochilas/marumbi-50-lt.html . A Itupava é uma das que usamos, mas a nossa tem 1,4kg, então o peso pode variar bastante de acordo com o lote.
Conforto ok também se não vai carregar mais de uns 15-20kg.
Aí a mais cara e muito recomendada e usada lá fora é a Osprey Exos 58L, onde o tamanho médio pesa 1,08kg. Essa aqui sim mistura leveza e conforto pelo que conhecemos. http://www.ospreypacks.com/us/en/product/exos-58-EXOS58.html
Qualquer uma dessas 4 podemos fazer por encomenda pra você se tiver interesse. (A da Conquista temos em estoque).
Abraços,
Valeu André,
Obrigado pelas dicas! As Osprey são realmente fantásticas mas os preços praticamente proibitivos!
De fato Nicholas, são bem caras mesmo. Li alguns reviews no site REI, e alguns falam que ela é desconfortável para cargas acima de 13kg. Acredito que seja o mesmo caso da Rock n Roll da Conquista na minha opinião. Se você tem um equipamento bem compacto e leve, e pretende fazer caminhadas de até 4 dias, a mochila da Conquista é uma boa opção por conta da simplicidade, peso, preço, e também por ser nacional. =)
Abraços
Olá! Muito legal o rewiew de vocês! Só estou com uma dúvida!
Então, pretendo fazer uma cicloviagem pelo Brasil no futuro, e estou atrás de uma barraca leve e resistente contra maus tempos.. A trekking 2 me parece uma boa opção. Minha única dúvida foi sobre o suporte central da barraca. Eu não tenho e nem quero espeques, e não entendi se já acompanha junto da barraca as varetas para substituir os espeques. Pode me tirar esta duvida? Grato
Olá Matheus, agradeço seu comentário. Sem dúvida é uma barraca muito resistente e aerodinâmica, pegamos ventos bem fortes com ela sem nem se abalar, e mesmo com muito vento consideramos ela bem silenciosa quando montada corretamente com todas as cordas. O que você se refere como espeques são os bastões de caminhada, que sustentam a barraca montada? Se sim, realmente a barraca não vem acompanhada dos bastões, é necessário adquirí-los separadamente, ou mesmo por varetas convencionais de barracas, você encontra varetas sobressalentes tanto de alumínio dac quanto alumínio comum e mesmo fibra de vidro, até mesmo dois pedaços de bambu fino fariam o serviço. São dois suportes, um na porta e outro nos fundos, cada um com uma altura correspondente. Se você não utiliza bastões em caminhadas, nem tem intenção de carregá-los em uma viagem de bike, o ideal são as varetas de alumínio, pois o conjunto ficará ainda mais leve nessa combinação. Nós utilizamos os bastões como apoio para a orópria bike parar em pé em momentos de descanso, e à noite para montar a barraca. Se tiver qualquer outra dúvida sobre este equipamento fico feliz em ajudá-lo! Abraços