
Esta receita não é exatamente nossa. Foi uma delícia que encontramos em uma feira de rua em Porto Alegre quando estivemos lá para o Fórum Mundial da Bicicleta de 2012. Compramos com uma senhora que faz esta delícia há mais de 20 anos. Por uma distração durante a pedalada de volta pra casa, acabamos esquecendo de fazer uma foto do rótulo antes de descartar o pote onde continha seu contato, pois queria muito aprender a receita.
Como não encontramos a receita original do Antepasto de Berinjela Crua, fiz uma busca na internet a partir da pouca informação que tinha sobre a receita, só sabia que era desidratada no sal, e que levava alho, azeite de oliva e pimenta.
Quem torce o nariz para essa fruta come o antepasto de berinjela crua até se lambuzar. Eu aposto! hehehe

Além disso não depende de super electrodomésticos. Durante uma cicloviagem pode ser feita tranquilamente durante o dia de descanso de pedal, de preferência em locais onde consiga água com mais facilidade. Se a viagem for uma pedalada curta, pode preparar em casa e levar dentro do alforge.
Ingredientes
- Várias berinjelas (eu faço cada vez umas 5, pois é o que cabe na minha tigela)
- Sal grosso
- Vinagre branco
- Água filtrada ou mineral para lavar
- Azeite de oliva
- Alho
- Pimentas à gosto (dedo de moça, do reino…)
Confere só as promoções da nossa Loja Virtual:
Modo de preparo
- Rale as berinjelas em ralador grosso. Se preferir que fique mais macio, pode retirar as cascas.
- Em uma tigela de vidro disponha a berinjela conforme vai ralando, vai jogando o sal grosso com uma colher, intercalando berinjela com sal grosso. Você imediatamente percebe que a berinjela solta um caldo marrom e a casca começa a perder a cor. Deixe no sal grosso por no mínimo 30 minutos. Quanto mais tempo no sal, mais macia fica. Já cheguei a deixar de um dia para o outro no sal grosso.
- Quando perceber que a berinjela já está macia, esprema a água deixando a berinjela seca e transfira para outra tigela. Lave com água filtrada e esprema novamente para retirar o excesso de sal.
- Deixe a berinjela de molho em água com vinagre branco por algumas horas.
- Escorra a água novamente e esprema a berinjela.
- Prove o sal. Caso ainda esteja muito salgado, deixe de molho em água novamente e escorra esta água em seguida, e na próxima receita que fizer coloque menor quantidade de sal grosso.
- Esprema bem a berinjela para que fique bem sequinha.
- Se tiver alguma restrição ao gosto do alho aqueça um pouco de água até ferver enquanto descasca alguns dentes de alho. Escalde o alho na água fervente. Pique o alho bem miúdo e jogue sobre a berinjela.
- Regue com azeite de oliva Extra-virgem prensado à frio, à gosto.
- Corrija o sal e tempere com sua pimenta favorita.
- Envase para armazenar.
OBS: Esta não é uma receita de conserva. Não posso afirmar com certeza quanto tempo pode ficar fora de refrigeração. Também não encontrei informação suficiente para dizer quanto dura na geladeira. Imagino que por conter sal e azeite a berinjela seja menos perecível que quando cozida ou simplesmente ralada sem adição destes “temperos”. Aqui em casa dura uma semana na geladeira, porque é o tempo máximo até ela acabar! Em breve farei um teste de deixar uma pequena quantidade em pote de vidro fechado em temperatura ambiente. Lembro que no rótulo da que comprei a validade era algo em torno de 10 dias sob refrigeração após aberto o recipiente.
Mais receitas clique aqui.
Tem mais coisa pra você na nossa Loja Virtual:
Com relação a esta receita, tenho uma variação. Após a salga inicial (deixo normalmente de da noite para a manhã), lavo em água corrente e depois prenso bem em um espremedor de batatas. Repito este processo por mais duas vezes até ficar bem seca. Depois disso deixo de molho no vinagre puro por aproximadamente 8 horas. Nova lavação e nova prensagem, até ficar bem seco. Depois coloco o azeite, azeitonas, alho, pimentão verde, amarelo e vermelho (para dar uma corzinha) e orégano.
O ideal para começar a consumir deveriam ser dois a três dias de descanso, mas aqui em casa não dura até lá.
Uma outra variação coloca-se uvas passas.
Abraços
Valeu pela dica, André Luiz, adoramos sua variação. Quando estivermos novamente mais ao norte, onde os preços dos vegetais não forem mais tão proibitivos, tentaremos fazer esta sua variação com pimentões. Abraços!
Faço a berinjela crua que fica uma delicia e se acaba em pouco tempo, quando faço já faço com no mínimo 5 berinjela,lavo tiro o cabo e tiro a casca no sentindo comprido na volta toda ficando casca no resto , corto no meio de comprido e ralo ate chegar na casca, depois coloco em uma vasilha com uma garrafa de vinagre puro deixo até 2 horas no molho, pego um guardanapo limpo e coloco na vasilha e deixo sair tudo no pano e aperto o mais que posso, quando eu sinto que está sequinha coloco em um vidro com tampa e adiciono alho (+- 1 cabeça)picadinho,(eu prefiro fazer tempero só alho batido no liquidificador com sal) e azeitonas bem picadinha e acerto o sal,cubro com azeite , ele fica tão bom que acaba logo , segundo a pessoa que me ensinou e que faz muito pode ser guardado até 6 meses desde que fique coberto de óleo ( eu uso azeite mas pode ser usado óleo comum)
Parabéns! Eu e minhas amigas adoramos antepasto de berinjela e sempre compramos em uma delicatessen, custa bastante caro. Então, por acaso encontrei sua receita e ficou perfeita. Eu deixei 15 dias na geladeira maturando e a textura ficou perfeita. Obrigada por compartilhar.
Valeu Elen, que bom que gostou da receita!! Valeu por comentar.
15 dias, hmm, deve ter ficado legal.
Abraços!