Sabemos da dificuldade de encontrar equipamentos bacanas no Brasil, como uma boa bolsa de água leve e barata para camping, trekking, cicloturismo ou longas travessias.
Resolvemos preparar duas bolsas para os sacos de vinho de supostamente 3,5L cada um. O que acabamos descobrindo é que eles podem carregar até 6L cada um quando bem cheios.
Usamos estas bolsas de água por mais de 1 ano (quase todos os dias) durante a nossa viagem de bike, jogamos eles de qualquer jeito pra lá e pra cá, inclusive um dia a bolsa cheia caiu da bike enquanto pedalávamos e ela aguentou a pancada com louvor! Utilizamos essa bolsa também em vários Trekkings onde era necessário carregar muita água na mochila.
Tivemos a oportunidade de viajar algumas semanas com outro casal de ciclistas que carregava uma bolsa de água comprada, capacidade de 10L. Ficamos tentados a trocar as nossas bolsas de água feitas em casa por uma destas, que são relativamente acessíveis no Chile, mesmo ainda não sendo um produto barato. Mas desistimos ao constatar que a tal bolsa comprada deixa um gosto terrível de plástico na água.
Mesmo assim, na bolsa de água gringa a torneira é muito mais prática que o da bolsa de vinho, e o revestimento é uma espécie de cordura resistente a abrasão, além de oferecerem uma série de acessórios, desde torneiras mais práticas ainda, a filtros de água que podem ser acoplados.
Não negamos a qualidade do produto, mas se seu objetivo é economizar no equipo de viagem, ou não cair na tentação consumista e fazer à mão os equipos que puder, então a bolsa de vinho é uma boa alternativa.
[newsletter_form form=”1″]
Esta bolsa de água caseira tem inúmeras vantagens:
- Ocupa nenhum espaço quando vazia;
- É muito leve (cerca de 50g), e fácil carregar alguns sacos extras na bagagem, caso algum venha a furar;
- Possibilita carregar muita água extra para grandes travessias em áreas desérticas;
- A capa preta facilita o aquecimento da água com luz solar possibilitando um banho morninho nos dias em que não pedalamos;
- Muito prático para lavagem de louça;
- Lhe dá a oportunidade de beber alguns litros de vinho, mas se você não bebe, pode conseguir esses sacos facilmente em restaurantes, e aí estará colaborando com o meio-ambiente através da reutilização de um item que iria virar lixo.
Se você está convencido a fazer um pra você, veja a sequência de fotos abaixo que demonstra como costurar a bolsa, e como adaptar o bico para facilitar a remoção do mesmo para recarregar de água. (Clique nas fotos para ver maior e ler as instruções)
Instruções para fazer sua Bolsa de Água:
Alguns leitores relataram a dificuldade de remover o bico da bolsa de água pela primeira vez. A ideia de usar uma chave de fenda é para que um espaço inicial seja criado e assim que possível a chave deve ser inserida entre o bico (preto) e o plástico que segura o bico no lugar (branco) , assim fazendo-se uma alavanca.
Outra técnica é segurar ao redor dessa parte branca que segura o bico no lugar, e bater a base do bico (essa que foi cortada na terceira foto que é a trava do bico) em uma superfície lisa, assim o bico deve sair da bolsa. Outra idéia ainda é usar um martelo como neste vídeo enviado pelo Ari Boehme.
Gostou? Comente aí!
ótima solução pra qem ta com grana curta, basta um pouco de criatividade… chupa imposto, parabens.
Muito legal parabéns ai vou usar esta ideia bastante, Obrigado
Olá amigos! Eu já tinha pensado nessa idéia há uns tempos. Mas fiquei sem saber como colocar o líquido pra dentro. Como voces fazem?
Um abraço!
PS: as fotos maiores abrem aqui, mas não aparece o texto de instrução…
Olá Xiru,
bom dia!
Muito obrigado pelo seu comentário, de fato era uma falha em nosso novo blog.
Problema corrigido, agora você pode ver as instruções sem problemas.
Abraços
Opa, obrigado pela atenção!!
Eu só ainda não entendi como faz pra encher de agua a bolsa 😉
Um abraço
Fala Xiru,
tudo certo?
Valeu pelo comentário!!
Na segunda foto tem o que busca.
A bolsa vai ser enchida através do buraco do torneira (quando você tira a torneira). Por isso cortamos um gomo do encaixe, para facilitar o encaixe por repetidas vezes (todas as vezes que quiser encher a bolsa, no caso).
Entendeu agora?
Abraços!
André Costa
[…] toda nossa capacidade de água para este trecho, que incluía todas nossas garrafas mais as duas bolsas de água que adaptamos e que cabem 6L cada uma, equipamento indispensável pra situações como […]