As recomendações vão ser de acordo com a viagem que você pretende fazer, então vou separar em alguns segmentos para você escolher o melhor bagageiro para bicicleta.

como escolher bagageiro para sua bicicleta de cicloturismo

“Se você quer algo realmente bem feito – Faça você mesmo” – Isso vale em bagageiro para bicicleta também!


Viagem de bike curta

Para viagens curtas você pode utilizar bagageiros de aluminio, mas a nossa recomendação é não exceder 1/3 do peso recomendado pelo fabricante, ou seja, se o fabricante diz que o bagageiro aguenta 30kg não coloque em hipótese nenhuma mais que 10kg no bagageiro senão você pode ter problemas.

Como escolher o bagageiro para Bicicleta
Bagageiro Simples em Aço que é a base para as modificações a seguir.

Se você estiver pedalando bastante por estradas ruins utilize apenas 1/4 da capacidade do bagageiro.


Como escolher o bagageiro para Bicicleta
Detalhe dos 2 pontos de fixação inferiores, um no furo do garfo feito para prender o para-lamas, e outro com a abraçadeira.

Viagem longa com pouco peso

Um bagageiro traseiro comum de aço pode ser o suficiente para você, mas se o peso nele ultrapassar uns 10-15kg, o ideal é passar parte desse peso para a frente da bike deixando-a mais balanceada  e também diminuindo a chance de quebra do bagageiro e roda traseira.

Se o peso no bagageiro traseiro estiver entre 10 e 15kg, você pode utilizar uma bolsinha de guidão para colocar algum peso na frente da bike.

Outra opção para este caso é adaptar  um bagageiro comum como dianteiro (imagem ao lado).

Bagageiro para sua bicicleta : Viagem longa
Bicicletas super carregadas para uma de nossas travessias de deserto.

Viagem longa com bastante peso

Pra começo, tente não carregar mais de 20-25kg de equipamentos, por que além dos equipamentos, em alguns momentos você precisará carregar muita comida e água para atravessar regiões mais desertas, nesses momentos você precisará de todo o potencial de carga de 2 bagageiros reforçados de aço.

Se você vive fora do Brasil ou tem algum amigo vindo de fora, uma boa marca de bagageiros é a Tubus, que tem os melhores (mas não indestrutíveis) bagageiros para longas viagens.

Mesmo com os Tubus não é bom exagerar no peso, pois já vimos diversos quebrados por aí…

Indestrutível (porém muito destrutível para o seu bolso) são os quadros Tout Terrain que tem bagageiros acoplados de fábrica ao quadro, tudo em Aço Cromo.

Bagageiro para sua bicicleta: Super Quadro de Cromoly com Bagageiro Traseiro Acoplado. (Marca Tout Terrain)
Super Quadro de Cromoly com Bagageiro Traseiro Acoplado. (Marca Tout Terrain)

Se estiver aqui no Brasil o jeito é comprar um bagageiro simples e barato feito de aço, e fazer algumas modificações nele com a ajuda de um soldador (ou torneiro mecânico, ou mecânico ou serralheiro, etc…).

O melhor bagageiro para sua bicicleta

As modificações que devem ser feitas para deixar aquele bagageiro barato da sua bicicleta ainda melhor:

  • Reforços em todas os pontos de solda
  • Reforço na parte inferior que se fixa ao quadro da bike

Algumas possíveis modificações dependendo de sua necessidade:

  • Modificação no sistema de fixação
  • Modificação visando diminuir o peso do bagageiro
  • Modificação para utilizar o bagageiro como dianteiro
  • Modificação para alongar o bagageiro

A idéia não é fazer desse post um passo a passo, por isso seguem algumas fotos com Legenda de possibilidades e idéias de bagageiros que você pode fazer com a ajuda de seu amigo serralheiro/soldador!

 

Escolhendo o bagageiro para bicicleta em outros sites:

Passo a passo de diversos modelos de bagageiros em outros sites:

Link 1 – Modificação para alongar e utilizar o bagageiro comum com bikes de freio a disco feito pelo Waldson: http://pneunaestrada.blogspot.com.br/2011/10/faca-voce-mesmo-o-seu-bagageiro.html

Link 2 – Modificação para alongar e utilizar bagageiro comum com bikes sem furação própriahttp://ateondedeuprairdebicicleta.com.br/dica-como-adaptar-bagageiro-para-cicloturismo-em-mountain-bike

Link 3 – Bagageiro traseiro e dianteiro super reforçados e com suporte para garrafas de 2L feitos do zero pelo Ricardo Muhle: http://confinsaustrais.blogspot.com.br/2008/09/bagageiros-feitos.html . Para ele não foi difícil fazer o bagageiro do zero, já que ele também constrói peças e repara bikes de fibra de carbono: www.mühlecomposites.com.br

Link 4 – Proteção extra para os alforges feito com cabides : http://www.bikehacks.com/bikehacks/2013/11/clothing-hanger-bikerack-hack.html

Link 8 - Passo a passo para modificar um bagageiro dianteiro para bike com suspensão dianteira
Link 8 – Passo a passo para modificar um bagageiro dianteiro para bike com suspensão dianteira

Link 5 – Bagageiro adaptado para bike Full-Suspension, ideal para usar alforges bicicleta suspensão total : http://www.instructables.com/id/Bike-rack-for-full-suspension-mountain-bike/

Link 6 – Bagageiro dianteiro feito com barras de açohttp://www.crestlinestudios.com/nomad/diy/

Link 7 – Outro bagageiro dianteiro feito em casa e para-lamas feito de placa de carrohttp://www.bicyclinglife.com/HowTo/HeavyDutyRacks.htm

Link 8 – Passo a Passo para modificar um Bagageiro dianteiro feito a partir de um bagageiro simples de aço zincado para utilizar em bike com amortecedor dianteiro, que ficou bonito e resistente, por Luiz Henrique : https://rivahenrique.wordpress.com/2016/06/15/como-fazer-um-bagageiro-dianteiro-para-cicloturismo/

[newsletter_form form=”1″]

Gostou do artigo, comente! Seu bagageiro não está aqui? Posta uma foto dele e faz um comentário aí abaixo!

Atualização: Confira os comentários, muitas idéias legais e também diversas informações sobre os bagageiros Thule.

17 comentários

  1. Pessoal, tenho um bageiro de Bike da marca Thule. É de uso universal, serve tanto para frente da bike como traseira. Vocês já viram alguém usando por aí ?

    • Fala Silvio, beleza?
      Então, por se tratar de um produto relativamente novo, vimos só uma pessoa utilizando esse bagageiro em nossa viagem (ele estava começando a viagem) então não sei te dizer se ele aguenta bem em longas viagens com bastante peso.

      Pelo que vi, é um bagageiro que possui partes plásticas, eu não confio muito em plástico, nem nos plásticos melhores. Então sou um pouco pouco pessimista em relação a esse bagageiro, posso estar enganado. Você leu os reviews internacionais?

      Abraço!

      • Olá Silvio, obtive mais informações dos bagageiros Thule através dos amigos do forum de cicloturismo. Estou colando o texto deles após pedir autorização, confira:

        Por Léo:
        “Nunca utilizei pessoalmente, mas alguns amigos já viajaram comigo utilizando este bagageiro.

        Dois deles utilizaram em bike full, uma Scott Spark aro 26 tamanho M, sem a grades laterais e com alforges Thule que ficaram perfeitos e não teve nenhum problema, mesmo no Caminho da Fé que possui terreno bem acidentado. Já o outro utilizou em uma Specialized Camber roda 29 tamanho L com alforges Deuter Rack Pack e neste tivemos alguns problemas quando a distância do topo do bagageiro para a roda. O bagageiro fica levemente inclinado para frente e em alguns momento as travas da base plástica se abriram e fizeram contato com pneu, gerando danos nas laterais sendo necessário a substituição do pneu. Para não acontecer mais tivemos que inclinar ainda mais o bagageiro, mas gerava contato com o calcanhar ao pedalar. Para a segunda viagem nesta bike (Caminho da Fé), foram construído espaçadores posicionados junto as travesas do bagageiro para garantir uma maior distância entre o penu e não houverem novos problemas.

        Acho o bagageiro thule interessante, possui uma ótima construção embora não seja infalível e pode apresentar problemas durante a viagem que podem ser difícil de solucionar devido a reposição de peças. Atualmente é a melhor das opções para bikes full, desde que o triangulo traseiro seja de alumínio, pois todo o peso ficará apoiado sobre ele. Se utilizar alforges Thule então ficará perfeito, mas para isso você precisará fazer uma grande desembolso financeiro devido ao alto custo dos produtos desta marca.”

        Por Thelma: “Eu uso o bagageiro Thule porque minha bike não tem furação para bagageiro. Se eu fosse optar por um bagageiro normal, teria de fazer uma gambiarra para prendê-lo.

        Já usei em duas viagens e o desempenho foi OK, exceto pelo fato de que, na segunda vez, eu não apertei ele muito bem e saiu em algumas ocasiões.

        Ao viajar, é necessário levar as ferramentas próprias dele para ajustá-lo, caso necessário.”

        Abraços

        • OI André. Só vi agora a mensagem que você deixou ( 5 meses de atraso … rs rs rs).
          Fico agradecido pelas informações e pela “preocupação” em retornar.

          Obrigado mesmo.

          E boa Sorte !!!

  2. Show! Acredito que uma excelente opção é este de aço pois é barato e aceita facilmente modificações e reparos. Importante este prolongamento para o alforge não correr o risco de encostar na roda. Estou utilizando um Topeak Super Tourist, é um bagageiro relativamente caro e feito em Aluminio. Eu não recomendaria a compra pela dificuldade de reparo em regiões sem muitos recursos. Quando comprei não entendia muito sobre o assunto. Uma dica é que se for comprar um bagageiro tubular procure os modelos com a parede mais grossa para aumentar a resistência. Este modelo é bacana para dianteira em caso de não levar muito peso. É possivel até fixar um cesto usa como se fosse uma bolsa de guidão. Amarrar uma barraca/isolante ali e usar a bolsa de guidão apoiada nele. Enfim…. usar a criatividade. Logo mais vamos testar um desse em inox que estamos tentando fazer rsrsrs http://salsacycles.com/files/bikes/bikes_casseroll_2012-01.jpg

    Abratz,

    Artur

    • Valeu a Mensagem Arthur, muito importante sua opinião sobre o assunto.

      Valeu a contribuição cara!!!
      Abraço!

  3. Excelente artigo! Muito esclarecedor.
    Embora use comumente um bagageiro Wencun, confeccionado em alumínio e que se tornou uma raridade no Brasil, acredito que os bagageiros de aço (esses comprados baratinhos e encontrados em qualquer bicicletaria) sejam a melhor opção para quem quiser adequá-los às suas necessidades. O meu de aço está para ser adequado nos próximos dias a uma bicicleta full suspension, que montei recentemente devido aos meus problemas lombares.

  4. Oi Sr. André… de todos os bagageiros que utilizei até hoje, os que mais me agradaram e resistiram foram os da marca Btwin, Ostand e Topeak… atualmente uso o Ostand, nas viagens de cicloturismo levo em média 20kg (Alforge + barraca de camping)

    O traseiro aguenta até 30kg e o dianteiro 10kg. Costumo viajar “leve” (estilo “ultralightcicling).
    Cicloabraços – Joãozinho

    • Fala Joaozinho, valeu pela mensagem e pelas fotos! Show!

      Aham, para o seu estilo de viagem, os bagageiros de alumínio fazem bastante sentido.

      Valeu
      Abraços

  5. Eai André, tudo certo? Estou fazendo um bagageiro traseiro reforçado e partir de dois simples e um dianteiro também, porém minha bike só tem 01 furação para bagageiro. Pretendo instalar paralamas logo mais e fico na duvida. Dou preferência para o bagageiro na sua furação e adapto o paralamas(abraçadeira ou blocagem) ou o contrário??
    Valeu um abraço

    • Fala Guilherme, tudo certo? Valeu pela Mensagem.

      Não sou nenhum mestre nessa arte, mas se a bike fosse minha e se a furação que tem na bike for bem sólida (se quiser até postar uma foto da furação eu posso dizer o que acho dela sem problemas), eu usaria a furação para colocar o bagageiro e depois adaptaria o para-lama com abraçadeiras de plástico ou metal em algum ponto do quadro, nem precisaria ser na blocagem (sempre que tem que tirar a roda, se tiver algo na blocagem atrapalha um pouco). Vamos nos falando. Abraços!

  6. Eaí pessoal!

    Vocês podem mostrar, por favor, mais fotos do bagageiro da bike da Ana?
    É que a minha bike também é uma trek 970, e eu gostaria de copiar a fixação do bagageiro, e a modificação que fizeram nele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *