Escolhendo uma barraca para Cicloturismo

Para quem está procurando uma barraca para cicloturismo, aqui estão algumas dicas bem importantes a respeito do assunto.

Escolhendo uma barraca para Cicloturismo

Procure por uma barraca com sobre-teto, isso vai evitar a a condensação dentro da barraca e vai deixa-la mais arejada. Certifique-se de que o sobre-teto tenha pelo menos 2.000mm (coluna d’agua) de impermeabilização.

Uma varanda (avance) na barraca sempre ajuda, seja para colocar os alforges depois do pedal, seja para cozinhar quando está chovendo.

Dê preferência a barracas auto-portantes, pois alguns dias com certeza você vai ter um lugar coberto com piso duro para acampar, nestes casos a fixação de uma barraca não auto-portante será mais complicada.

Mesmo assim conseguimos sempre improvisar maneiras de sustentar nossa barraca para cicloturismo túnel não auto-portante com pedras, mesas, e até com as próprias bicicletas, mas isso representa um esforço a mais que você não teria com uma barraca Iglu, por exemplo.

Peso reduzido, escolha uma barraca com o menor peso possível. Barracas que não são auto-sustentáveis tem a vantagem de ser mais leves do que barracas auto-sustentáveis pela menor quantidade de varetas.

Montagem fácil. Em uma viagem longa montar e desmontar a barraca todos os dias te roubará um tempo precioso. A montagem fácil também é vantagem quando você necessita montar a barraca rapidamente por conta de um temporal, ou ainda quando necessita montar a barraca no escuro.

Barraca verde e confortável, excelente barraca para cicloturismo - Acampando em baixo da ponte na Carreteira Austral - Chile
Acampando em baixo da ponte na Carreteira Austral – Chile

Tamanho da barraca adequado para o número de pessoas, lembrando que quanto mais dias você for acampar ou passar viajando o melhor é ter uma barraca um pouco maior.

Se você é do estilo de viagem super-leve, o melhor mesmo é ter uma barraca para cicloturismo pequena pois você não necessitará de tanto espaço interno para colocar seus equipamentos mais minimalistas.

Em lugares onde o clima é úmido e frio, e chove muito, você vai agradecer um espaço extra para guardar o equipamento molhado para secar, e também para proteger o que ainda não molhou!

Cor da barraca. Esse é um ponto muito importante, dê preferência a barraca que tenha coloração verde escura ou marrom, pois assim será mais fácil camuflar-se quando estiver em acampamento selvagem. Se você não possuir uma barraca escura, é de se considerar levar algum toldo ou plástico para se camuflar.

Excelente barraca para cicloturismo em um acampamento durante a trilha do Alpamayo no Peru
Acampamento durante a trilha do Alpamayo no Peru

Se for acampar em lugares frios, a melhor opção é a barraca de 4 estações, nessas barracas há a possibilidade de abrir ou fechar determinados lugares deixando a barraca em uma temperatura confortável em praticamente qualquer estação.

É interessante ter algum tipo de janela transparente na barraca ou alguma porta que possa ficar aberta para que seja possível fazer contato visual com a bike em qualquer momento.

Custo por noite, se lembre desta dica do Livro de Antonio Olinto (No guidão da Liberdade), que diz que quando você acampa não estará pagando por hospedagem, por isso uma barraca não é tão cara quanto parece, já que o valor da barraca será dividido pelo número de dias que você usará ela, ou seja, se você pagou R$300 em uma determinada barraca, e utilizou ela durante 100 dias, sua hospedagem em cada um  daqueles dias custou apenas R$3,00.

 
Acampando com nossa barraca de cicloturismo no Salar do Uyuni em nossa viagem de 2 anos pela América do Sul
Acampando no Salar do Uyuni em nossa viagem de 2 anos pela América do Sul

Certo, no caso de você acampar em um Salar, uma barraca verde não ajudará em nada no quesito Camuflagem! Mas quase ninguém vai passar por seu acampamento mesmo…

Conheça a linha de barracas vendidas na Loja Virtual Pedarilhos.

 

11 comentários

  1. Muito bom o texto pessoal! Tinha umas coisas aí que não conhecia, tipo essa do Antônio Olinto com a coisa da hospedagem, é um interessante cálculo a se fazer quando se compra uma barraca, é uma boa lógica! Ou seja, não adianta comprar barraca de bivaque por 600 reais se o que se pretende é usar em acampamentos em beira da estrada, na qual uma barraca de 300 cumpriria a mesma função, as vezes não faz sentido pagar a mais cara.

    Eu uso uma barraca da Coleman, comprei faz uns anos. Todo mundo me dizia que era ruim e não sei o que, mas o que eu sei é que ela guenta um noite de chuva forte, mais do que isso não sei dizer pois nunca usei nessas condições. Tô com ela até hoje, pra dar uma amenizada no piso uso um pedaço de lona, dessas de caminhão mesmo; um isolante térmico pro couro e vamo que vamo!

    Me empolguei e escrevi pra caramba!

    Um abraço!

    • Olá Antônio Celso,
      valeu o comentário.

      É, a idéia é encontrar uma barraca que sirva bem para você, não interessando qual o preço mesmo. Mas também o que eu quis dizer é que muitas vezes uma barraca de 600 não é tão cara, dependendo as condições climáticas que você pegar ela pode até salvar sua vida. Mas também o que quis dizer, é que quanto mais você usa ela, mais barata ela vai ficar.

      Abraço

  2. Olá Amigos, se palpitar faz parte ai vai ja usei diversas barracas e a que melhor serviu foi a Hubba Hubba da MSR levissima, 1,6kg e duas pessoas , tres estacoes e extremamente impermeavel. Custa bem carinha mas vale bem mais do que pesa….
    abracos

    • Olá Erik!
      Claro que vale palpitar, assim deixamos a postagem com mais conteúdo! =)

      Acredito em você, essa Hubba Hubba tem cara de ser bem interessante mesmo, MSR é de primeira linha né. Mas me diga algo, ela parece ser bem durável? Já ouvi falar que essas barracas ultra-light parecem ter materiais muito finos e fáceis de furar/rasgar etc….

      Complementando algumas coisinhas também, teve gente que nos perguntou através de outros meios sobre as barracas das fotos, a barraca azul com vermelho é do nosso amigo Gleidson, é uma nautika(3lugares) boazinha pra Brasil com certeza, leve e tem espaço suficiente pra 2 pessoas tranquilo. A barraca azul com cinza é uma Trilhas&Rumos Cota2, ela é bem robusta mas é bem pesada, é só viavel para 2 pessoas (nem mais nem menos, ehehhe), pois se for pra carregar ela sozinho fica muito peso…… É uma barraca interessante mas o problema é que ela é feita na China (infelizmente só descubri isso muito depois de compra-la), a principio pensei que ela fosse feita no brasil já que a marca é brasileira.

      Complementando também, acredito que a única marca com produção 100% nacional é a Manaslu, possui barracas bem interessantes para Cicloturismo, o preço é um pouco elevado, mas vale cada centavo ! =)

  3. Olá Erik! Valeu oferecer as dicas sobre barracas. Estou me preparando para aventuras, viagens de bike, com pernoites ao ar livre e quero que seja isso também algo bom.
    Minha barraca, de 1 lugar, Bivy Tent, é de goretex, impermeável mas transpirável, muito leve (1,2 kg) e fácil de montar. Tenho também um saco de dormir do mesmo material. Recentemente adquiri uma lona de goretex que servirá como toldo. (sei fazer uma capa de chuva ótima com ela). Tenho um isolante aluminizado mas penso que um colchonete de gomos infláveis pode ser melhor e de menor volume para transportar. Vi as recomendações para a escolha de marcas nacionais mas, analisando as opções e o custo/benefício, escolhi a Bivy alemã.
    Espero passar nela grandes noites sob céus estrelados pois ela tem uma abertura telada sobre a cabeceira, da qual pode ser retirada a cobertura, e assim curtir o firmamento.

  4. Gostei muito do guia, mas fiquei com uma dúvida, como faço pra saber se uma barraca é “auto-sustentável”? abraço.

    • Olá Marcos!! Que bom que gostou do guia, ficamos felizes!
      O ideal para ter essa informação sobre a barraca é ver a descrição da barraca.

      No caso da falta da descrição, a regra é a seguinte: Se a barraca tem mais de 1 vareta e as varetas se cruzam pelo menos uma vez ela é auto sustentável!
      Se a barraca tem 2 varetas e elas não se cruzam normalmente ela não é auto sustentável!
      Se a barraca tem apenas 1 vareta ela não é auto sustentável (este caso eu conheço apenas uma exceção, que é uma barraca da msr que combina 1 vareta e 2 bastões bastões de caminhada, assim ela fica auto-sustentável)

      Deu pra pegar entender? Qualquer coisa estamos aí!
      Abração!!!

  5. Tenho uma barraca, mas é muito pesada para cicloturismo. De qualquer forma, ela está no Rio (estou morando em Poa). Tô pensando em bivacar mesmo. Isolante e sacao de lixo no chão, uma lona por cima e me enfio no saco de dormir.
    Abraço.

    • Olá Naldinho!!!

      Com certeza bivacar é uma opção!!!
      Daí a dica é você procurar lugares cobertos né, várias das noites que acampamos em propriedade de outras pessoas conseguimos um lugarzinho coberto daí utilizamos a barraca sem o sobreteto =)

      É isso aí!! Valeu
      Abraçoo

  6. Muito bom este post, estou programando uma viagem de uns 5 dias pela serra catarinense, e procurava informações acerca de dicas de barracas para cicloturismo, e me caiu como uma luva.

    Cicloabraços.

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    • Olá Michel, que bom que gostou do post!

      Depois de 200 noites dormidas na nossa “nova barraca” que é de formato tunel, poderia dizer que nos acostumamos muito bem a ela não ser auto-portante, e hoje em dia não vemos isso como um problema….

      A cor verde é essencial, sempre conseguimos acampar muito bem escondidos =)

      Abraços!

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