
Para-barro!? WTF? Bom, podemos chamá-la de lameira, saia, para-barro, apara barro, enfim estamos falando daquela borracha grudada ao para-lama, rente ao chão, normalmente vista por aqui em bicicletas barra-forte.
Por muito tempo não usei para-lama, quando coloquei passei a achá-los indispensáveis. O mesmo aconteceu com o para-barro.
Alguns motivos para usar para-lama e para-barro:
-Eles evitam que você se molhe e molhe seus pés em dias de chuva.
-Evita com que sua bike se suje evitando assim que seja necessário limpá-la depois de qualquer chuvinha. Com eles vai ser mais fácil manter a corrente da bike sempre limpa e lubrificada (acredite, fica muiiito mais fácil).
– Esse conjunto vai te estimular a pedalar sempre, mesmo que esteja chovendo ou apenas o asfalto molhado, o pedal durante essas condições vai ficar simplesmente 10x melhor, sem água espirrando nos olhos, sem marca de barro nas costas e com os pés secos durante mais tempo.
Se você ainda não está convencido da eficiência desse conjunto, aqui está um excelente post sobre o assunto no Blog Audax do Vale.
Por que o para-barro deve ser Flexível?
– Para que ao descer algum degrau (uma sarjeta por exemplo) ele possa se dobrar sem quebrar, como aconteceria com um para-lama inteiriço que vai até o chão.
Por que o para-barro deve ser Largo?
– No caso de um apara barro dianteiro, para que de fato ele ajude a proteger os pés e a parte inferior da bike como corrente e pedivela. Ao passar por uma poça a aguá espirra para praticamente todos os lados e quanto mais largo for o para-barro maior vai ser a capacidade de parar o barro, hehehehe. Vide esse mega para-barro no Blog Bikejuju.
Por que a capa de apostila?
– Esse era o material que tínhamos disponível no momento, já que estávamos reciclando o papel de algumas apostilas velhas. Claro que outros materiais podem ser usados como: um pedaço de tecido, caixa de leite, um pedaço de tapete de carro, etc etc…. Se você fizer um para-barro com material diferente, conte para a gente.
Bom, vamos a construção. Você vai precisar de:
– 1 capa de apostila que não usa
– 3 abraçadeiras plásticas
– Lápis
– Tesoura
– Algum metal para esquentar no fogo (utilizamos uma faca)
– Fogo
Instruções:
Com o lápis risque o formato do para-barro e utilize a tesoura para cortar.
Esquente uma faca no fogo e faça dois furos no apara barro. Faça o mesmo no para-lama (se seu para-lama for de metal você precisará de uma furadeira).
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Use uma Abraçadeira para prender tudo.
Após alguns testes resolvemos utilizar mais duas abraçadeiras (uma de cada lado) para dar firmeza ao conjunto. Basta repetir o processo feito com a primeira abraçadeira.
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Muito bacana seu espaço virtual!! Já até me animei com os alforges da Alto Estilo.
Com relação aos paralamas, onde você conseguiu comprar os seus? A extensão que você usa, para ficar até mais em baixo, foi feita lacrando outro paralama? Se puder dar alguma dica de onde posso conseguir um bom.
Quanto às “lameiras”, assim que tiver um paralamas, certamente adaptarei um também!
Grande abraço,
Arnaldo.
Olá Arnaldo!!!
Que bom que está gostando do nosso site, ficamos felizes de verdade!!!
Pois é, estou devendoo muito um post sobre os paralamas! O post um dia sai, eheheh, mas vou te adiantar uns detalhes:
Exato, assim, fiz 2 pares paralamas completos(dianteiro e traseiro, um par pra min e outro para a Ana) a partir de 3 pares de paralamas menores…
Como os paralamas eram de plastico, basicamente eu esquentei uma faca velha no fogão, fiz uns furos e juntei tudo com abraçadeiras plásticas, deixei o paralama do jeito e do tamanho que quis! =)
Deu pra entender mais ou menos? eheheheh
De qualquer jeito, já vi paralamas muito bons (infelizmente depois que fiz o meu) em bicicletarias que vendem peças para barra-forte!!! Tem um modelo em especial de paralama pra barra forte que é bemm grande e largo, e feito de aluminio, vale a pena procurar!
Sobre as lameiras, nossa, continuo com as mesmas desse post até hoje, elas estão se saindo muito bem, funcionam maravilhosamente bem em 99% dos pedais. O único problema é quando eu pego uma onda muito forte de vento a favor (como se isso fosse um problema, ahahahha), ex: caminhão passando muito rápido do meu lado. Quando isso acontece a lameira entra no pneu alí e fica enroscada, daí eu tenho que descer ela para a posição original com os pés enquanto pedalo… hehehe
É isso!
Valeu!!!
Forte abraço
André Costa